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Licitação que será marco na ligação a praia do Paraná tem resultado final

O trecho de 12,8 quilômetros vai da divisa com Santa Catarina até o acesso ao balneário de Coroados — um dos mais movimentados do litoral paranaense
Licitação para duplicar rodovia entre Guaratuba e Santa Catarina tem resultado final Foto: DER-PR
O trecho de 12,8 quilômetros vai da divisa com Santa Catarina até o acesso ao balneário de Coroados — um dos mais movimentados do litoral paranaense

Redação com AEN,

08/10/25
às
15:35

- Atualizado há 3 horas

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O projeto de duplicação da PR-412, principal ligação entre Guaratuba e Santa Catarina, finalmente saiu do papel. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) confirmou nesta quarta-feira (8) o resultado final da licitação que define o consórcio responsável pela obra, avaliada em R$ 254,5 milhões. O trecho de 12,8 quilômetros vai da divisa com Santa Catarina até o acesso ao balneário de Coroados — um dos mais movimentados do litoral paranaense.

O Consórcio Construtor Litoral PR-412 — formado pelas empresas Luiz Costa Ltda., Ellenco Construções Ltda. e Geosistemas Engenharia — venceu a disputa após análise de recursos. O grupo será responsável por elaborar tanto o projeto básico quanto o executivo e executar a duplicação, conforme o modelo de contratação integrada.

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O cronograma prevê 12 meses para os projetos e 18 meses para as obras, a partir da assinatura do contrato e da ordem de serviço. A homologação do resultado deve ocorrer nas próximas semanas.

O que será feito

A nova PR-412 terá pistas de 3,6 metros e acostamentos de 2,5 metros, separadas por um canteiro central de 2,2 metros. Estão previstas ainda:

  • readequação da interseção com a PR-808, com novo posto da Polícia Rodoviária Estadual;
  • implantação de ciclovia até o perímetro urbano de Guaratuba;
  • demolição da ponte sobre o Rio da Praia, substituída por galeria tripla de concreto;
  • viaduto na entrada da cidade;
  • três retornos em nível (km 3,4; 5,72 e 10,88);
  • novo sistema de drenagem, sinalização e segurança viária.

Obra esperada — e cobrada

A duplicação da PR-412 é uma das promessas mais antigas do Litoral, especialmente durante a temporada de verão, quando o tráfego entre Guaratuba e Itapoá chega a travar por horas. Moradores e comerciantes da região comemoram o avanço, mas também cobram atenção ao cronograma e aos impactos ambientais que a obra pode gerar.

“É um investimento grande, mas o que o povo quer ver é máquina na pista”, comenta um comerciante de Coroados. “Todo ano falam que vai começar, agora esperamos que aconteça de verdade.”

A rodovia é também estratégica para o turismo e o escoamento de cargas da região Sul, conectando o ferry boat de Guaratuba à BR-101, em Santa Catarina.

Contexto regional

O projeto integra o pacote de obras rodoviárias do governo estadual, que prevê cerca de R$ 1,4 bilhão em investimentos em rodovias de concreto na região Central e Litoral, além dos dois últimos lotes de concessões rodoviárias que devem ir a leilão em outubro.

Com a duplicação, o governo espera melhorar a fluidez do trânsito, reduzir acidentes e fortalecer a integração entre Paraná e Santa Catarina — embora o desafio, como lembram especialistas, esteja em garantir que os prazos e padrões de qualidade sejam cumpridos.

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