- Atualizado há 14 horas
Uma lei do vice-prefeito de São José dos Pinhais, Delegado Michel, entrou em prática na última quarta-feira (23) na cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Nela, foram integradas câmeras de monitoramento particulares a Muralha Digital, que já atua na Segurança Pública do município desde agosto de 2023.
A lei do Delegado Michel foi proposta quando ele era vereador e tem como principal objetivo aumentar de forma expressiva a cobertura e a agilidade no atendimento das ocorrências, facilitando a solução de crimes e fortalecendo a segurança pública da cidade. A previsão é que mais de mil câmeras particulares sejam integradas ao sistema, associado às mil câmeras do município, para criar um sistema público de segurança ainda mais fortalecido na cidade.
Segundo Delegado Michel, o projeto do “Câmera Cidadã” foi idealizado há muito tempo, desde antes da Muralha Digital ser implantada aqui em São José. “É um projeto que leva mais segurança à cidade de São José dos Pinhais. As imagens de câmeras particulares entram no nosso sistema e isso é fundamental para aumentar a fiscalização. Essa lei apresentei quando vereador e era uma prioridade de trazer mais segurança ao morador de São José dos Pinhais”, disse.
No início desse mês, uma comitiva da prefeitura municipal foi até a capital de São Paulo conhecer o Smart Sampa, uma das muralhas digitais mais tecnológicas do Brasil, com o objetivo buscar soluções inovadoras que possam ser implementadas em São José dos Pinhais para fortalecer ainda mais a segurança da população. E a implantação dessa primeira etapa do projeto “Câmera Cidadã” já faz parte do planejamento de atualizações da muralha de São José dos Pinhais.
“Sabemos que, com a participação da sociedade civil, vamos conseguir expandir essa cobertura de forma ainda mais eficiente. Juntos, poder público e população, conseguimos construir uma cidade mais segura para todos.” afirmou a prefeita Nina Singer.