PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Jovem paranaense sai do interior, faz intercâmbio na Austrália e conquista 1º lugar em medicina

De Alto Paraíso ao outro lado do mundo, Luiz Fernando transforma oportunidade do Ganhando o Mundo em aprovação histórica na Unioeste e na UFMS
Foto: Arquivo Pessoal
De Alto Paraíso ao outro lado do mundo, Luiz Fernando transforma oportunidade do Ganhando o Mundo em aprovação histórica na Unioeste e na UFMS

Redação Nosso Dia com AEN

15/02/26
às
9:48

- Atualizado há 27 segundos

Compartilhe:

De Alto Paraíso, no Noroeste do Paraná, para Beaconsfield, na Austrália, são mais de 13 mil quilômetros de distância. Foi esse o salto — geográfico e pessoal — que o jovem paranaense Luiz Fernando Souza de Andrade deu aos 15 anos, ao participar do programa Ganhando o Mundo, da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).

Dois anos depois, a experiência internacional se soma a uma conquista ainda mais emblemática: a aprovação em primeiro lugar em medicina na Universidade Estadual do Oeste do Paraná e também na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, um dos cursos mais concorridos do País. Hoje com 17 anos, Luiz encerrou o Ensino Médio já com matrícula garantida no ensino superior.

Pela Unioeste, ele conquistou o 1º lugar por meio do programa Aprova Mais Universidades, parceria entre a Seed-PR e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Já na UFMS, foi o primeiro colocado no processo seletivo seriado, que avalia o desempenho ao longo dos três anos do Ensino Médio.

“Meu foco sempre foi entrar em uma universidade pública, mas não esperava passar direto agora. Foi uma surpresa enorme”, afirma.

Sonho que nasceu na infância

O desejo de cursar medicina surgiu cedo. Aos cinco anos, após fraturar a clavícula e precisar ser atendido em um hospital fora da cidade, Luiz teve o primeiro contato marcante com a profissão.

“Lembro do médico, da forma como fui atendido. Acho que foi ali que nasceu essa vontade. Desde então, sempre disse que seria médico. Nunca considerei desistir.”

Filho de professora e de trabalhador rural, ele sempre estudou em escola pública. Ainda no 2º ano do Ensino Médio, foi aprovado em 5º lugar em Engenharia Civil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com a nota do Enem, resultado que lhe garantiu bolsa de estudos em Umuarama.

Mesmo com a aprovação em outro curso, manteve o foco em Medicina.

Rotina intensa e disciplina

A rotina foi marcada por disciplina rigorosa. Pela manhã, frequentava o Ensino Médio; à tarde, estudava de forma autônoma por cerca de quatro horas; à noite, fazia cursinho. Aos sábados, participava de simulados; aos domingos, revisava erros e reforçava conteúdos.

“Eu resolvia em média 70 exercícios por dia, mas sempre focando na qualidade, não apenas na quantidade”, explica.

Após o intercâmbio em 2024, voltou ainda mais determinado. Para ele, a experiência internacional foi um divisor de águas.

“Aprendi a lidar com adversidades, a resolver problemas sozinho e a confiar mais em mim. Desenvolvi meu inglês e amadureci muito.”

Novo capítulo no Sudoeste

Entre as duas aprovações, Luiz escolheu a Unioeste e vai se mudar para o campus de Francisco Beltrão. A mudança representa mais um passo importante: sair novamente da zona de conforto, agora para iniciar a graduação.

“Talvez exista um pouco de insegurança por ser tudo novo, mas estou muito feliz. É uma nova fase.”

Exemplo que inspira

A trajetória do jovem paranaense já inspira outros estudantes. Após sua participação no Ganhando o Mundo, aumentou o número de alunos de sua escola interessados no intercâmbio.

“Quis mostrar que, mesmo vindo de uma cidade pequena, é possível conquistar grandes oportunidades.”

Agora, o objetivo é viver intensamente a universidade, definir a especialidade no decorrer do curso e, no futuro, atuar também na saúde pública.

“Quero ser um profissional humanizado e fazer a diferença na vida das pessoas.”

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias