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Tragédia em Vinhedo /
BRASIL

JN tem acesso áudios da caixa-preta de avião que caiu em Vinhedo; FAB refuta vazamento

De forma preliminar, especialistas afirmaram ao JN não ser possível cravar uma causa aparente para a queda
(Foto: SSP)
De forma preliminar, especialistas afirmaram ao JN não ser possível cravar uma causa aparente para a queda

Redação Nosso Dia

15/08/24
às
11:19

- Atualizado há 4 meses

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Em uma reportagem que foi ao ar na noite desta quarta-feira (14), o Jornal Nacional (JN) trouxe com exclusividade a transcrição dos últimos áudios da caixa-preta do avião que caiu com 62 pessoas em Vinhedo, estado de São Paulo, na última sexta-feira (9). Por sua vez, a Força Aérea Brasileira (FAB) refutou o vazamento e garantiu que nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições ou dados dos gravadores de voo da aeronave ATR-72.

Segundo o JN, nos últimos minutos antes da queda é piossível ouvir o copiloto falando com o piloto sobre ‘dar potência’ a aeronave. A queda, conforme a reportagem, dura cerca de um minuto e também é possível ouvir gritos dos passageiros. De forma preliminar, especialistas afirmaram ao JN não ser possível cravar uma causa aparente para a queda.

Ainda conforme o JN, cerca de um minuto se passou entre a constatação da perda de altitude e o choque do avião contra o solo. Neste tempo, segundo os investigadores, o áudio registra que a tripulação tentou reagir. A gravação é finalizada com gritos e com o estrondo do choque da aeronave contra o chão.

A FAB, por sua vez, refutou o vazamento em nota encaminhada à imprensa. Confira a nota na íntegra:

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), assegura que nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (09/08).

O CENIPA destaca, ainda, que segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944.

Por fim, a FAB reitera seu compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como pelo respeito à dor dos familiares das vítimas envolvidas no acidente.

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