- Atualizado há 5 dias
Neste mês de combate à Hanseníase, a prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, intensifica ações de combate à doença.
A Secretária de Saúde Monique Costa, que assumiu a pasta na última segunda-feira, informa que as atividades ocorrerão ao longo de todo o mês nos equipamentos da rede municipal de saúde, e destaca a importância da campanha:
“Campanhas de promoção à saúde são pilares essenciais para uma prevenção eficaz. Objetivamos levar até a população, orientações sobre a hanseníase, divulgando sinais e sintomas da doença, visando um diagnóstico precoce e tratamento, evitando assim, as incapacidades físicas, causadas pelo diagnóstico tardio,” destaca.
A hanseníase, doença causada por uma bactéria (bacilo de Hansen), compromete a pele e os nervos, deixando sequelas se não for tratada precocemente. Ela se manifesta por manchas no corpo com perda de sensibilidade ao calor e ao toque.
Durante a campanha, além das atividades educativas, também haverá intensificação dos exames em casos suspeitos.
A diretora de Vigilância em Saúde Nelcelí Garcia, explica que a Hanseníase tem cura e que o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.
“A detecção precoce é essencial para o sucesso do tratamento. Por isso, ao perceber a presença dos sinais e sintomas, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo para avaliação. Quando não diagnosticada na fase inicial, a hanseníase pode levar a diversas incapacidades,” disse.
Confira os sintomas:
A Hanseníase avançada pode causar:
*Com informações da Prefeitura de Fazenda Rio Grande