- Atualizado há 6 horas
Criada por três irmãos, filhos de professores, a Maieutics.AI utiliza inteligência artificial capaz de gerar centenas de questões inéditas, contextualizadas e alinhadas ao conteúdo programático em poucos minutos, a partir de diferentes formatos como áudio, vídeo e texto. Voltada para o ensino superior, a solução promete reduzir em até 85% o tempo que os docentes dedicam à elaboração de avaliações, tempo que pode ser reinvestido em atividades de maior impacto pedagógico. A plataforma, com sede em Curitiba (PR), já gerou mais de 1 milhão de questões e está em uso por universidades de todo país.
Transformando um desafio antigo da sala de aula em oportunidade de negócio, Vitor, Rafael e Rodrigo Streithorst fundaram a Maieutics.AI, edtech (startup de tecnologia educacional) que automatiza e personaliza a criação de avaliações para universidades. A plataforma analisa materiais em diversos formatos multimídia para gerar questões acadêmicas fiéis ao conteúdo programático, otimizando o tempo dos docentes e possibilitando que se concentrem na transmissão do conhecimento e na interação com os alunos.
“Desde cedo percebemos como nossos pais e professores enfrentavam o desafio de conciliar a alta carga de trabalho com a entrega de um ensino de qualidade. A Maieutics.AI nasceu para mudar esse cenário, trazendo mais produtividade para as instituições de ensino superior e avaliações muito mais assertivas”, afirma Rodrigo Streithorst, CEO da empresa.
O projeto teve início em 2023, desde então, a Maieutics.AI vem ganhando espaço no mercado, antes do lançamento oficial da solução, mais de 2 mil usuários já estavam interessados, atualmente mais de 19 mil professores têm acesso à plataforma.
A tecnologia utiliza inteligência artificial generativa e aplica a Taxonomia de Bloom para criar avaliações com diferentes níveis de complexidade cognitiva, garantindo rigor pedagógico e personalização. Segundo a empresa, isso representa uma economia média de 80% do tempo de preparo por professor, ampliando sua capacidade de focar no relacionamento com os alunos e na melhoria contínua dos conteúdos.
“Desenvolvemos a plataforma com um propósito claro: usar a inteligência artificial para apoiar o professor, nunca substituí-lo. A tecnologia facilita e reduz o tempo gasto na produção de questões para avaliação, ajustando a metodologia pedagógica e o nível de complexidade conforme o perfil da turma, preservando aquilo que é essencial no ensino”, completa o CEO.
Após um ciclo contínuo de aprimoramentos, a solução desenvolveu também a Maieutics.Studio. Essa nova plataforma tornou o processo para as universidades ainda mais fácil e assertivo. “Professores testaram a plataforma de diversas formas, explorando suas funcionalidades e dando feedbacks valiosos. E o que mais nos orgulha é saber que as questões geradas estão alinhadas inclusive com o ENADE, garantindo qualidade e aderência às principais avaliações do ensino superior, principalmente no ensino à distância”, finaliza Streithorst.