
- Atualizado há 38 minutos
A instabilidade atmosférica segue atuando sobre o Paraná neste domingo(14) com previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, principalmente entre as regiões Noroeste e Norte do estado. Nessas áreas, a chuva pode ocorrer em diferentes momentos do dia e não está descartada a possibilidade de temporais localizados.
De acordo com o meteorologista Paulo Ricardo Bardou Barbieri, do Simepar, nas demais regiões paranaenses os eventos de chuva devem ser mais isolados e rápidos. “Mesmo com a presença de instabilidade, a chuva não ocorre de forma generalizada em todo o estado. Em muitas cidades, os registros serão pontuais e de curta duração”, explica.
As temperaturas apresentam elevação, especialmente no interior do Paraná, onde os termômetros podem se aproximar dos 30 °C. Segundo Barbieri, o aumento do calor contribui para a formação das áreas de instabilidade. “O aquecimento durante o dia favorece a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, principalmente nas regiões Norte e Noroeste”, afirma.
Para a segunda-feira, a previsão indica um aumento da instabilidade em todo o estado devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão pelo Rio Grande do Sul. “Esse sistema amplia as condições para chuva em diversas regiões do Paraná, com maior intensidade prevista para o sudoeste, oeste e noroeste”, destaca o meteorologista.
Com o escoamento dos ventos de norte, as temperaturas tendem a subir ainda mais. “Em várias cidades, os valores podem ultrapassar os 30 °C, o que exige atenção tanto para o calor quanto para a possibilidade de temporais isolados”, conclui Paulo Ricardo Bardou Barbieri.