PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

“Iniciativa fundamental”, diz Pimentel sobre programa que vai levar casa própria a 20 mil curitibanos

A assinatura contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior
Prefeito Eduardo Pimentel lança o Programa Casa Curitibana. Curitiba, 28/07/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM
A assinatura contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior

Redação Nosso Dia

29/07/25
às
6:53

- Atualizado há 19 horas

Compartilhe:

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, descreveu como uma ‘iniciativa fundamental’, a novidade que vai facilitar a aquisição de imóveis para inscritos na fila da Companhia de Habitação Popular de Curitiba. Pimentel assinou o decreto municipal para a criação do Programa Casa Curitibana, que vai garantir aos cidadãos isenções fiscais, subsídios para ajudar no custeio da entrada e será cumulativo a programas estaduais e federais, podendo zerar o valor da entrada em alguns casos.

Na gratificante missão que é ser prefeito existem coisas que são simbólicas, como o tarifa zero a caminho do emprego, o vale-creche e hoje o Casa Curitibana entra para esses projetos simbólicos. Uma iniciativa fundamental para atingirmos a meta de gerar 20 mil soluções habitacionais nos quatro anos de mandato”, destacou Pimentel.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O evento contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, onde foi assinado um termo de cooperação técnica para que as duas esferas de poder unam forças com o objetivo de ampliar a produção de moradias de interesse social em Curitiba. Com o Casa Curitibana, famílias que possuem renda mensal de até 4 salários mínimos podem somar os benefícios municipais, os subsídios do Casa Fácil Paraná e do Minha Casa Minha Vida para receber até R$ 90 mil que ajudarão a custear a entrada – principal entrave que separa os pretendentes da conquista da casa própria.

O valor da soma dos benefícios depende de fatores como idade, renda e composição familiar. Além do subsídio para abater da entrada, o novo programa municipal também assegura para o comprador a isenção do Imposto Sobre Transmissão de Bens (ITBI), gerando mais economia ao beneficiado no momento da aquisição.

Para o governador Ratinho Júnior,  construir habitação popular não é simples, é muito caro, e por isso existe a grande demanda.

“No Paraná temos o maior programa habitacional do Brasil e agora a população de Curitiba passa a contar com mais um complemento municipal, facilitando ainda mais a aquisição da casa própria, ao receber essa junção de subsídios para custear a entrada”, disse Ratinho.

Prefeito Eduardo Pimentel com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, e demais autoridades, lança o Programa Casa Curitibana. Curitiba, 28/07/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Fomentar a produção

Além de garantir subsídios e isenções fiscais para os cidadãos inscritos na fila da Cohab, o Casa Curitibana também oferece isenções e parâmetros diferenciados para construtoras credenciadas ampliarem a quantidade de novas obras e reduzirem os custos de cada unidade habitacional, fechando a conta para que famílias de menor renda consigam adquirir seus imóveis.

“Ao assinar o convênio, as construtoras parceiras obtêm isenção do ITBI na aquisição da área do empreendimento, isenção do ISS e do IPTU durante o período de obra e isenção de taxas municipais desde a aprovação do projeto até a conclusão. Também será concedido um maior adensamento dos conjuntos, possibilitando mais imóveis no mesmo terreno”, explica o presidente da Cohab, André Baú.

Com o Casa Curitibana, a permissão de construir 80 unidades por hectare subiu para 200 unidades por hectare. O primeiro empreendimento ofertado pelo novo programa é o Residencial Campobello, com 368 apartamentos a serem construídos no Campo de Santana, fruto de parceria com a construtora MRV. O conjunto será formado por 23 blocos, com 16 apartamentos em cada bloco. As unidades de dois quartos possuem área privativa de 38 m².

Para adquirir um apartamento no Residencial Campobello, nos casos em que a soma dos subsídios não zerar o valor da entrada, os beneficiados poderão parcelar a quantia restante em até 36 vezes. Essa possibilidade viabilizou o sonho da família Miranda, formada pelo casal Raphael e Vanessa e as filhas Rafaelly e Nicolly, que aguardavam há dez anos na fila da Cohab.

“Já fomos chamados em outras ocasiões, mas a conta não fechava. Agora com o Casa Curitibana vamos conseguir realizar esse sonho. Pagar aluguel e morar de favor em casa de parentes nunca mais”, ressalta Raphael, que é operador de máquinas. 

Como participar

Para ter acesso ao Casa Curitibana, é obrigatório ter inscrição ativa na fila da Cohab. O cadastro pode ser feito presencialmente nas Ruas da Cidadania, mediante agendamento pelo Agenda Online, ou de forma digital, no site da Cohab Curitiba.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias