- Atualizado há 47 segundos
O número de infrações de trânsito registradas pela fiscalização eletrônica (radares) em Curitiba caiu quase 20% nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. A queda é resultado da implantação da nova sinalização nos 155 pontos de radares no município.
O prefeito Eduardo Pimentel ressaltou que a prioridade da ação é salvar vidas, com o objetivo de atingir a meta de morte zero no trânsito.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Esse foi um compromisso que assumi no período eleitoral, de reforçar a sinalização em todos os pontos de radares da cidade. Já havia sinalização nos últimos oito anos e agora reforçamos essa sinalização para mostrar aos motoristas que os radares estão aqui para orientar e para salvar vidas no trânsito”, afirmou o prefeito.
O levantamento da Superintendência de Trânsito de Curitiba, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, mostra que no período de janeiro a maio de 2024 houve o registro de 474.158 infrações. Já em 2025, no mesmo período, foram contabilizadas 384.006 autuações, uma redução de 19,01%.
Entre as infrações que apresentaram reduções significativas, destaque para a queda de 36,98% das autuações registradas por excesso de velocidade superior a máxima permitida em mais de 50%, que em 2024 gerou 92.766 multas, enquanto que em 2025 esse número caiu para 58.464.
As infrações referentes a deixar de conservar o veículo na faixa destinada a ele pela sinalização regulamentar caíram 38,07% entre os meses de janeiro e maio deste ano, com o registro de 55.699 autuações, enquanto que em 2024 foram notificados 89.944 motoristas pela prática dessa infração de trânsito no mesmo intervalo de tempo.
Uma amostragem preliminar realizada pela Superintendência de Trânsito nos 23 primeiros radares sinalizados no município até março demonstra que o mês de maio de 2025 foi o que apresentou a maior redução das infrações de trânsito neste ano, com uma queda de quase 30% nos pontos analisados. Em maio do ano passado o número de infrações alcançou a marca de 90.707. Já em maio deste ano foram registradas 63.767 autuações, uma queda de 29,70%.
O superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessutti, explica que a implantação da nova sinalização dos radares está na fase final. O reforço da nova sinalização com a aplicação de películas refletivas nas colunas dos equipamentos de fiscalização já foi concluído nos 155 pontos de fiscalização. As películas refletivas vermelhas nas colunas dos radares garantem maior visibilidade à noite ou em condições de pouca luz para os motoristas.
“As faixas vermelhas nos radares já estão completamente finalizadas, faltando ainda poucos radares com a legenda no chão. O equipamento é um controlador de velocidade para que os motoristas observem os limites da via e não excedam a velocidade naquele ponto, comportamento que reflete na redução na quantidade de infrações e acidentes no trânsito. É fundamental que o motorista reduza a sua velocidade naquele ponto para redução das mortes e dos sinistros de trânsito”, ressaltou Pessutti.
A Superintendência de Trânsito trabalha para terminar ainda neste mês a implantação da sinalização horizontal, que inclui a pintura da palavra “Radar” com destaque no pavimento, entre 15 e 20 metros antes dos equipamentos, com tinta termoplástica, para ampliar a visibilidade para os motoristas. O trabalho exige que o pavimento esteja seco e sem umidade por um período de até 3 dias, para ser instalado, por isso depende das condições climáticas para ser concluído.
Os radares já contavam com placas suspensas em semipórticos, que indicam a fiscalização eletrônica e a velocidade máxima permitida, além de legendas de velocidade pintadas no pavimento e placas de limite de velocidade próximas aos equipamentos.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba