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O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, passou mais detalhes do projeto-piloto inédito na América do Sul, que trará ao estado a utilização de um trem por indução magnética, que ligará o bairro Capão da Imbuía, em Curitiba, a Pinhais e Piraquara. A previsão é que o veículo esteja pronto para ser utilizado em setembro, em uma inovação para a Região Metropolitana de Curitiba.
O veículo, que é um trem, se destaca por operar de forma autônoma e guiada, sem necessidade de trilhos convencionais, já estando em uso em cidades chineses. Questionado pelo Portal Nosso Dia, o governador falou sobre a novidade.
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“Esse é um projeto pioneiro na América do Sul, aonde nós vamos apresentar um veículo que é autônomo e, além de ser autônomo, ele é 100% elétrico, com uma nova visão do que vem aí para o transporte coletivo da Região Metropolitana e também da capital. Mobilidade e transporte público, você nunca pensa apenas em um modelo, né? Você tem que pensar em vários modelos e isso é adaptado. Então, o que nós estamos buscando fazer, é modernizar, junto com o Curitiba e com as cidades da região metropolitana, aquilo que os países de primeiro mundo estão fazendo”, destacou o governador.
Ratinho Junior salientou que o modelo autônomo será uma grande novidade para toda a América do Sul. “Como o Curitiba sempre foi pioneira em transporte público, em qualidade e também em novidade, nós seremos a grande novidade para a América do Sul, nesse novo modelo de transporte público, que já está acontecendo na Austrália e na China e alguns países da Europa. O veículo está no navio, o navio já está estacionado em Paranaguá, chegando agora, vai para a linha de montagem e, nos próximos dias, a gente quer ainda nesse mês de agosto, início de setembro, conseguir colocar para rodar”, concluiu.
O presidente da Amep (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná), Gilson Santos, passou mais detalhes sobre o veículo. “É um DRT, que não depende de trilhos, e que já funciona em diversas cidades da China. Vai funcionar de Piraquara a Pinhais e depois Curitiba. É um projeto em teste. É um trem muito mais barato que um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou um metrô”, concluiu.