- Atualizado há 15 horas
A Prefeitura de Piraquara lança nesta sexta-feira, dia 4 de julho, o Novo Pequeno Piraquarense. Criado em 2019, o programa passa agora por uma ampliação significativa: além do atendimento no pré-natal, acompanhará mães e crianças até os 2 anos de idade.
Inédito na Região Metropolitana de Curitiba, o programa intersetorial tem como objetivo principal a prevenção da mortalidade materno-infantil e a promoção do desenvolvimento saudável da criança, com especial atenção aos primeiros 1.000 dias de vida, período considerado decisivo para o futuro da saúde física e mental.
Agora dividido em três fases, o Novo Pequeno Piraquarense envolve uma série de ações que estimulam a participação efetiva das gestantes em todas as etapas do pré-natal e no cuidado pós-parto. A cada fase concluída, com a realização de todas as consultas e exames previstos, a mãe recebe um Kit Pequeno Piraquarense, que vai desde a bolsa maternidade, no início da gestação, até o kit berço ao final da última etapa.
GARANTIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR
No Brasil, a pobreza é um dos principais fatores de risco para a mortalidade materno-infantil. Segundo dados do IBGE, cerca de 40% das gestantes em situação de vulnerabilidade enfrentam insegurança alimentar, o que compromete o desenvolvimento do bebê e eleva o risco de complicações durante a gestação.
Diante desse cenário, o programa prevê que mães identificadas com insegurança alimentar moderada ou grave recebam, até o primeiro ano de vida da criança, uma cesta básica mensalmente. A garantia da segurança alimentar nesse período é essencial para o bom desenvolvimento neurológico do bebê e contribui para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis ao longo da vida.
PROGRAMA INTERSETORIAL
O Pequeno Piraquarense é um programa intersetorial da Prefeitura de Piraquara, com gestão das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. Todos os serviços e ações previstos no protocolo como consultas médicas, exames e acompanhamentos, são ofertados gratuitamente pelo município às gestantes e mães participantes.
POLÍTICA PÚBLICA PERMANENTE
O Novo Pequeno Piraquarense após ampliado se tornará política pública permanente do município, instituído e regulamentado por meio de um projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo que será enviado para apreciação da Câmara Municipal.