- Atualizado há 10 segundos
A Millpar, que fabrica produtos à base de madeira, anunciou o fechamento da unidade em Quedas do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, e a demissão em massa na sede de Guarapuava, na região Central. A medida se dá após a tarifa de 50% imposta pelo governo Donald Trump aos produtos brasileiros, que impacta diretamente o setor.
A empresa tem no total 1,1 mil funcionários e tinha os Estados Unidos como o grande mercado de exportação. Nas fábricas são produzidos ítens como molduras, rodapés, painéis para embalagens e componentes para escadas.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Em comunicado, empresa afirmou que a tarifa de Trump gerou incertezas e paralisação no mercado de madeira.
“O mercado norte-americano é o principal destino das exportações da empresa, e a nova tarifação reduziu de forma significativa a competitividade do setor, comprometendo as vendas dos produtos madeireiros para os Estados Unidos. A decisão gerou incertezas para fabricantes, fornecedores e compradores, provocando a paralisação de mercados”
Em seguida, a empresa explicou o motivo do fechamento da unidade e das demissões.
“No entanto, a persistência do cenário adverso tornou necessária a redução do quadro de colaboradores. Em Guarapuava, na nossa principal unidade, seguimos com as operações em andamento, mantendo nosso papel como um dos principais empregadores da região, mesmo com a readequação do quadro de colaboradores. Na unidade de apoio de Quedas do Iguaçu, decidimos pela suspensão total das operações, com encerramento das atividades”, concluiu a empresa, no comunicado oficial.