PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Indústria do Paraná demite 100 funcionários após tarifaço de Trump

As fábricas produzem produzem compensados de madeira, paneis compostos por várias camadas finas de lâminas de madeira sobrepostas e coladas umas às outra
Foto: Sudati/Divulgação
As fábricas produzem produzem compensados de madeira, paneis compostos por várias camadas finas de lâminas de madeira sobrepostas e coladas umas às outra

Redação Nosso Dia

25/07/25
às
7:11

- Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

A indústria Sudati, que atua nos Campos Gerais do Paraná, anunciou nesta semana a demissão coletiva de 100 funcionário das fábricas de Ventania e Telêmaco Borba. A decisão se deu pela insegurança com a taxa de 50% aos produtos brasileiros, anunciada pelo presidente Donald Trump. As fábricas produzem produzem compensados de madeira, paneis compostos por várias camadas finas de lâminas de madeira sobrepostas e coladas umas às outra.

Segundo o Portal g1PR, as demissões aconteceram ao longo dos próximos 60 dias. “O atual cenário econômico tem exigido das indústrias maior eficiência e resiliência a uma demanda mais retraída até a definição de início de vigência ou negociação de tais tarifas. Após cuidadosa análise, a medida se mostrou necessária para garantir o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade da operação, sem comprometer os compromissos com clientes, fornecedores e parceiros”, diz a indústria.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O Paraná é um dos principais exportadores de madeira para os Estados Unidos. O Portal Nosso Dia noticiou que a empresa BrasPine, do mesmo ramo, anunciou férias coletiva em duas fábricas nos Campos Gerais. Saiba mais clicando aqui.

Em recente entrevista ao Portal Nosso Dia, o secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, disse que o tarifaço de Donald Trump é uma jogada política e fere qualquer conceito de boa relação internacional no comércio mundial. “Eles têm superávit, ganham dinheiro em cima do Brasil. A decisão fere qualquer conceito de boa relação internacional, desde quando se construiu um comércio mais aberto no mundo. Isso retira capacidade competitiva” destacou.

Em seguida, o secretário falou sobre os setores que serão mais prejudicados. “Nós temos todo setor de madeira muito afetado, de painéis, de lâminas, papel e celulose, até o melzinho das abelhas que a gente exporta muito, carne, café, tudo se tornará muito mais caro para os americanos”, explicou.

Ortigara destacou os prejuízos que o tarifaço trará à economia do Paraná. “Se prevalecer essa jogada política do Trump, vai contribuir para redução de emprego, demissão de gente, redução da atividade econômica. Eu acredito ainda em bom senso e negociação, que o Itamaraty velho e bom de guerra entre em campo e negocie, sob pena de termos um grandioso impacto”, concluiu.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias