PUBLICIDADE
Brasil /
DIA A DIA

Incêndio atinge Blue Zone na COP30 e área é evacuada

Incêndio começou em um dos pavilhões próximos ao estande da China; fogo foi contido rapidamente e não há feridos, segundo o ministro do Turismo.
Reprodução/ Vídeo
Incêndio começou em um dos pavilhões próximos ao estande da China; fogo foi contido rapidamente e não há feridos, segundo o ministro do Turismo.

Redação Nosso Dia

20/11/25
às
17:08

- Atualizado há 1 hora

Compartilhe:


Um incêndio na COP30 atingiu a Blue Zone, área de acesso restrito destinada às negociações oficiais entre países, na tarde desta quinta-feira (20), em Belém, no Pará. O princípio de fogo causou correria entre participantes e levou à evacuação imediata da estrutura pela equipe de segurança do evento.

De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o incêndio foi rapidamente controlado e não houve feridos. O fogo começou em um dos pavilhões da Blue Zone, próximo ao estande da China, e o Corpo de Bombeiros do Pará foi acionado assim que as primeiras chamas foram identificadas. Ainda não há informações sobre a causa do incidente.

Sabino afirmou que a organização da COP30 deve divulgar um parecer sobre a retomada das atividades e se as negociações poderão voltar ainda nesta quinta-feira ou somente na sexta (21). “É procedimento padrão evacuar uma área. Nós estamos aqui com milhares de pessoas”, destacou.

O ministro também reforçou que os pavilhões onde ocorreu o incêndio COP30 são revestidos com materiais antichamas e projetados para resistir ao fogo, seguindo padrões internacionais de segurança.

Sabino ainda repudiou comentários preconceituosos direcionados à cidade-sede. “Um princípio de incêndio pode acontecer em qualquer lugar do planeta Terra. A população de Belém já não está aguentando mais esse tipo de preconceito”, afirmou.

A Blue Zone é o principal ponto de decisões da COP30, onde representantes de diversos países participam de reuniões, negociações e debates climáticos. A evacuação temporária não alterou, até o momento, o cronograma oficial, mas a organização monitora a situação para definir os próximos passos.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias