PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Importante via da região sul de Curitiba terá bloqueios para obras do Novo Inter 2

Intervenções incluem recape asfáltico, reforço na drenagem e requalificação urbana; trânsito funcionará em sistema pare e siga
José Fernando Ogura/SECOM (arquivo)
Intervenções incluem recape asfáltico, reforço na drenagem e requalificação urbana; trânsito funcionará em sistema pare e siga

Redação Nosso Dia

21/02/26
às
8:37

- Atualizado há 3 horas

Compartilhe:

Mais uma rua de grande movimento em Curitiba passará por intervenções dentro do projeto Novo Inter 2. A partir das 9h deste sábado (21/2), a Rua Francisco Derosso terá bloqueios parciais no trecho entre as ruas Carolina Derosso e Professor Leonel Moro, no bairro Xaxim.

Os trabalhos fazem parte do Lote 3.1 (Pacotes 2 e 3) do programa e incluem fresagem e recape do asfalto, além da requalificação da rede de galerias de águas pluviais. Durante a execução, o trânsito funcionará em sistema pare e siga, com sinalização específica no local.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Novo pavimento

A recuperação do asfalto ocorrerá em um trecho de aproximadamente 650 metros. A previsão é que essa etapa siga até a primeira quinzena de março, podendo sofrer alterações em caso de chuva ou outras condições climáticas adversas.

Por se tratar de uma via com intenso fluxo de veículos e pedestres, a orientação é para que motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela região.

Obras de drenagem

Também estão previstas melhorias no sistema de escoamento de águas pluviais. A interdição parcial para essa fase ocorrerá entre as ruas Dom José Marello e Professor Leonel Moro.

Será implantado um novo ramal com cerca de 180 metros de tubulação ao longo da pista no sentido Centro, além de aproximadamente 30 ramais transversais, que permitirão melhor condução da água da chuva de um lado ao outro da via. A conclusão dessa etapa também está prevista para a primeira quinzena de março.

Transporte coletivo e desvios

Durante o período das obras, a linha 629 – Alto Boqueirão continuará operando pelo trecho em sistema pare e siga, mantendo o atendimento aos usuários.

Já os motoristas deverão realizar desvio pela Rua Professor Leonel Moro, seguindo pela Rua Ana Aparecida Lopes Canet até a Rua Dom José Marello. Depois, o trajeto prevê acesso à Rua Vilson Brun e à Rua Carolina Derosso, retornando em seguida à via principal.

Trânsito mais lento

A via é considerada um dos principais corredores da região sul, com presença de escola municipal, igreja, comércio, supermercado e unidade de saúde. Mesmo com planejamento e sinalização, a expectativa é de maior lentidão no trânsito enquanto durarem os trabalhos.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas, as intervenções integram o Novo Inter 2, programa financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida do município. O objetivo é modernizar a infraestrutura viária, melhorar a drenagem, ampliar a acessibilidade e reforçar a segurança no trânsito.

Ao final das obras, a região deverá contar com pavimento mais resistente, sistema de drenagem atualizado, novas calçadas, iluminação modernizada e melhorias na mobilidade urbana.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias