PUBLICIDADE
Futebol /
ESPORTE

Ídolo no Japão e multicampeão com o Vitória, Leandro Domingues morre aos 41 anos

O atleta tinha 41 anos e lutava contra um câncer desde 2022
(Foto: Instagram Vitória)
O atleta tinha 41 anos e lutava contra um câncer desde 2022

Estadão Conteúdo

02/04/25
às
9:18

- Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

Morreu, nesta terça-feira, Leandro Domingues, ex-jogador que teve passagens marcantes vestindo as camisas do Vitória e do Cruzeiro. No Japão, ele defendeu o Kashiwa Reysol, onde também foi campeão e artilheiro, Nagoya Grampus e Yokohama FC. O atleta tinha 41 anos e lutava contra um câncer desde 2022.

Leandro nasceu em Salvador e foi revelado pelo clube rubro-negro baiano. Ele fez parte da equipe tetracampeã estadual, em 2002, 2003, 2004 e 2005. O meia teve destaque na Série C de 2006, quando foi vice-artilheiro do torneio e ajudou o clube a conquistar o acesso para a segunda divisão.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Em 2008, Leandro chegou ao Cruzeiro, pelo qual foi campeão mineiro naquele ano. Pelo time de Minas Gerais, foram 42 jogos e 11 gols. Ainda naquela temporada, o atleta retornou ao Vitória por empréstimo. O Cruzeiro o emprestou ao Fluminense, em 2009, mas ele rapidamente retornou para sua equipe de origem.

Novamente no Vitória, ele voltou a ser campeão estadual e uma peça-chave na equipe que brigou na parte de cima da tabela no começo do Brasileirão daquele ano. O desempenho não se manteve, mas o time permaneceu na elite sem dificuldades.

Leandro Domingues chamou atenção do futebol japonês e chegou ao Kashiwa Reysol, em 2010, para a segunda divisão japonesa. Ele foi artilheiro e líder de assistências do time e ainda conquistou o título e o acesso à elite japonesa. A conquista da primeira divisão veio no ano seguinte, novamente com Leandro como líder em gols e assistências do Kashiwa.

A equipe disputou o Mundial de Clubes de 2011, como representante do país-sede. Ele estava no time que perdeu para o Santos, na semifinal do torneio. O meia ainda ficou no Japão até 2014, quando se transferiu para o Nagoya Grampus. Ao todo, foram seis títulos no futebol japonês, além de ter sido eleito o melhor jogador no país em 2011.

Leandro voltou ao Vitória no começo de 2016 e foi novamente campeão baiano, pela sexta vez na sua carreira. Ao fim do ano, o jogador não teve o contrato renovado.

Ele rodou por Portuguesa, Yokohama FC e Betim, antes de encerrar a carreira em 2022. A aposentadoria foi por conta da descoberta de um câncer no testículo, quando ele tinha 38 anos.

Em nota, o Vitória lamentou a morte do ex-jogador. “Grande destaque no Campeonato Brasileiro de 2008, nos ajudou a conquistar uma das melhores colocações da nossa história no futebol nacional. Leandro sempre foi um verdadeiro maestro em campo, demonstrando garra e paixão pelo clube. Seu legado de força, dedicação e exemplo de pessoa continuará a inspirar gerações”, escreveu o clube. Cruzeiro e Portuguesa também prestaram seus pêsames aos familiares de Leandro.

TÁ SABENDO?

ESPORTE

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias