PUBLICIDADE
Saúde /
RMC

Hospital de Rio Branco do Sul começa a atender especialidades médicas e leva mais cuidado para a população

A prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, esse avanço representa agilidade no atendimento às pessoas e dignidade
Hospital de Rio Branco do Sul (Foto: Divulgação)
A prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, esse avanço representa agilidade no atendimento às pessoas e dignidade

Redação*

08/01/26
às
14:23

- Atualizado há 20 horas

Compartilhe:

O Hospital e Maternidade de Rio Branco do Sul deu mais um importante passo na evolução da saúde pública do município. Desde a última segunda-feira, 5 de janeiro de 2026, o hospital passou a realizar atendimentos em especialidades médicas pelo SUS, garantindo que a população rio-branquense possa fazer consultas especializadas aqui mesmo na cidade, de forma totalmente gratuita.

Nesta primeira etapa, já estão em funcionamento as especialidades de vascular, ginecologia, urologia, ortopedia (ombro e joelho), cirurgia geral e otorrinolaringologia. Todos os atendimentos seguem as normas do Sistema Único de Saúde e acontecem por meio da regulação estadual (GSUS), assegurando organização, critérios médicos e acesso justo aos serviços.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, destacou que esse avanço representa agilidade no atendimento às pessoas e dignidade. “Têm pessoas que esperam um ano e dois meses por uma consulta em Curitiba e agora não precisarão esperar e terão a consulta no seu município. Rio Branco do Sul também economiza com transporte, que leva diariamente mais de 300 pessoas a Curitiba. Rio Branco do Sul avança em qualidade de vida às pessoas, qualidade na saúde e também economia e renda para o comércio local”, disse.

Logo no primeiro dia de atendimento, foram 36 pacientes agendados, com apenas três faltas, número que confirma a grande demanda reprimida e a confiança da população no novo serviço oferecido no município.

Para garantir organização e ampliar o número de atendimentos, o hospital estruturou uma agenda semanal fixa de especialidades. Às segundas-feiras, serão realizados atendimentos em vascular e ginecologia; às terças-feiras, ginecologia e urologia; às quartas-feiras, ortopedia de ombro; às quintas-feiras, atendimentos em otorrinolaringologia, de forma quinzenal, além de ginecologia; e às sextas-feiras, ortopedia de joelho e o ambulatório de obstetrícia. Somente nesta semana, a agenda permitiu o atendimento de cerca de 150 pacientes, demonstrando a capacidade operacional do hospital já neste início de funcionamento.

Além das consultas especializadas, o hospital passa a oferecer exames de ultrassom, incluindo exames obstétricos da linha materno-infantil e exames complementares solicitados pelos especialistas para fechamento de diagnóstico, realizados no próprio hospital. Isso garante mais agilidade no atendimento, menos deslocamento para outros municípios e maior resolutividade no cuidado com os pacientes.

A ampliação dos serviços representa um avanço histórico para a população de Rio Branco do Sul, que por muitos anos precisou sair do município em busca de atendimento especializado. A abertura do hospital e o início das especialidades refletem o esforço da gestão da prefeita Karime Fayad na construção, passo a passo, de um sistema de saúde mais digno, próximo das pessoas e preparado para atender as necessidades da população no presente e no futuro.

Cada especialidade contará com cerca de 60 consultas por mês, somando aproximadamente 360 atendimentos especializados mensais. As consultas são realizadas conforme avaliação e orientação médica, permitindo definir o tratamento mais adequado para cada paciente e identificar, quando necessário, os casos que demandam acompanhamento ou encaminhamento cirúrgico.

É importante reforçar que a porta de entrada do SUS continua sendo a Unidade de Saúde. O paciente passa pela UBS, é acompanhado pela equipe da Atenção Básica e, quando há necessidade, é encaminhado para atendimento especializado por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do sistema estadual de regulação. Com o hospital em funcionamento, esses atendimentos passam a ser realizados em Rio Branco do Sul, facilitando o acesso da população.

Neste momento, os atendimentos especializados estão regulados exclusivamente para moradores de Rio Branco do Sul. A ampliação para outros municípios da região depende de pactuação com o Governo do Estado. O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), gestor do hospital, já protocolou a solicitação junto à 2ª Regional de Saúde, e o processo segue em análise para futura deliberação estadual.

A gestão do Hospital e Maternidade de Rio Branco do Sul é realizada pelo Centro Integrado em Saúde Ltda (CIS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Estado.

Mais do que números, o início das especialidades representa um sonho antigo começando a se tornar realidade. Um hospital que sai do papel, ganha vida e passa a cuidar das pessoas. Um investimento que reafirma o compromisso da administração municipal com a saúde pública e com o bem-estar de quem vive na capital do cimento.

TÁ SABENDO?

RMC

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias