- Atualizado há 4 horas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) inaugurou nesta semana, durante a 5ª Jornada de Saúde Mental do Hospital Adauto Botelho (HAB), em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, a abertura de um novo espaço na unidade que contemplará 22 novos leitos em psiquiatria ainda em 2025. A expansão prevê dez leitos para adolescentes, dez masculinos para dependência química e dois femininos para transtorno mental.
Com essa ampliação, o HAB atingirá a marca de 102 leitos ativos até o final do ano. Em 2022, a unidade contava com 50 leitos; em 2023, passou para 66; e em 2024 chegou a 80. O espaço foi reformado recentemente com recursos da Sesa por meio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas).
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Com mais de 70 anos de existência, o Hospital Adauto Botelho conta com 245 profissionais e é referência no atendimento psiquiátrico no Estado e na área de obstetrícia psiquiátrica de alto risco na RMC. O hospital também possui atendimento especializado de psicoterapia, odontologia, fisioterapia, obstetrícia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social e enfermagem.
“Este hospital, de longa trajetória, e entre as mudanças estruturais já realizadas, destaca-se essa ampliação dos leitos contínua, que assegura um atendimento mais qualificado aos pacientes de saúde mental da Macrorregião Leste e de todo o Paraná”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
JORNADA DE SAÚDE MENTAL – O evento reuniu mais de 90 profissionais e estudantes para debater formação, pesquisa e os novos rumos da saúde mental no Paraná. A programação teve mesas-redondas, palestras e debates sobre desafios da rede, qualidade e segurança do paciente, cuidados a pessoas com transtornos por uso de substâncias e adoecimento de profissionais de saúde.
Além disso, o encontro trouxe a exposição fotográfica de Isabella Lanave, pesquisadora e artista voluntária na instituição, e contou com discussões sobre gênero, isolamento na era digital, prevenção ao suicídio e o papel da enfermagem.
FORMAÇÃO PERMANENTE – O hospital é referência nesta área, investindo na formação de novos médicos psiquiatras e promovendo capacitações aos médicos da rede voltadas ao manejo psiquiátrico O programa de residência médica desenvolvido na unidade teve início em 2022 e atualmente conta com 11 residentes, fortalecendo a formação de profissionais capacitados no Paraná. Em 2026 já existe a previsão de mais cinco vagas.
O diretor-geral da Sesa, César Neves, afirmou que a ampliação atende ao compromisso do Governo do Estado de reforçar e qualificar o atendimento de saúde mental com humanismo. “Esse novo espaço receberá pacientes, principalmente com dependência química, em uma área totalmente revitalizada e preparada para oferecer a melhor assistência possível”, disse.
Para a diretora-geral do HAB, Eliones Salibian, a Jornada representa uma síntese dos avanços da instituição. “Mais que um encontro científico, este evento celebra conquistas e reafirma nosso compromisso com a saúde mental da população e com a formação de profissionais que atuem com técnica, ética e empatia”, disse.