- Atualizado há 3 anos
O Hospital São Rafael Arcanjo, em Colombo, na Região Metropolitana, foi inaugurado nesta segunda-feira(10). O local conta com aproximadamente 10 mil metros quadrados e ocupa o espaço que por anos abrigou a Santa Casa de Misericórdia da cidade, fechada desde 2017. A abertura acontece quase dois anos depois do leilão que decidiu a empresa vencedora, em dezembro de 2020.
O complexo médico atenderá 60% particular e convênios e 40% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço recebeu investimentos de cerca de R$ 28 milhões do grupo privado G5 Health. Neste primeiro momento abrirá para atendimentos ambulatoriais de especialidades e exames, via consultas particulares e convênios com planos de saúde. Em seguida, passará a atender as outras demandas.
Os gestores do São Rafael Arcanjo já iniciaram tratativas com a Prefeitura de Colombo e o Governo do Estado para credenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Quando estiver com funcionamento pleno, oferecerá até 280 empregos diretos.
O empresário Plínio Schimidt, que integra o grupo de investidores do hospital, destacou a importância da inauguração.
“É um sonho de anos, de ter um hospital para população de Colombo. Até hoje, a Santa Casa abriu e fechou, abriu e fechou, nunca sendo efetiva para a saúde. Hoje, pude fazer parte desse grupo de investidores e nós conseguimos. Agora, estamos abrindo as portas, na área de consultas, depois exames, radiologia e tomografia. A ideia é em breve estar funcionando como um hospital geral”, destacou.
Presente na inauguração, o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, salientou que o prédio foi totalmente refeito para atender a população. “Esse prédio foi totalmente refeito, um hospital novo, dentro dos padrões de vigilância para atender a população. É um passo inicial, começando com exames especializados e avançando nas próximas etapas. É um momento histórico para a cidade”, afirmou.
Convidada para participar da inauguração, já que na gestão dela o leilão da Santa Casa de Misericórdia foi efetivado, a ex-prefeita de Colombo, Beti Pavin, ressaltou o momento importante para a cidade. “É um um momento muito importante para Colombo. Foi todo um trabalho feito lá atrás, quando a Santa Casa foi para leilão e agora a inauguração. É uma área grande para a expansão, o que é uma necessidade muito grande para Colombo. O sentimento é de dever cumprido”, disse.
O Hospital São Rafael Arcanjo conta com 75 leitos, quatro salas de cirurgia, pronto atendimento, laboratório de análises clínicas, ambulatório com mais de 15 especialidades médicas e centro de diagnósticos com equipamentos de última geração.