
- Atualizado há 19 horas
Curitiba lançou a Campanha Novembro Azul 2025, nesta sexta-feira (7/11). A programação neste mês terá a realização do chamado Circuito do Homem, ação que se estenderá para algumas unidades de saúde, aos sábados, durante este mês.
A secretária de Saúde, Tatiane Filipak, lembrou que o homem vive menos que as mulheres porque costuma deixar de lado exames preventivos, que é o que se busca com o Novembro Azul.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“É saúde do homem como um todo, então pode ser um exame de sangue, o importante é o homem vir, conversar, porque muitas vezes o homem ele fica no receio, né? Ah, eu tenho só uma dorzinha, tomo analgésico, fico em casa. Um dado bem triste é que os homens vivem sete anos menos os que as mulheres. E o que os estudos dizem? Que eles demoram muito a procurar o seu atendimento”, afirmou.
A secretária r destacou os atendimentos que estão previstos para este mês.
“Nós vamos durante todos os dias, é claro, nossas unidades de saúde todas estão abertas, mas aos sábados nós deixaremos algumas unidades por regionais abertas para que os homens possam fazer os exames. É importante procurar nos canais oficiais da prefeitura qual unidade de saúde estará aberta na região onde você mora e o objetivo também é prevenir qualquer doença. É claro que a gente sempre lembra dos exames de próstata para o homem, para evitar o câncer de próstata que é o que mais pega o homem, mas dessa vez é ampliando todos os exames; saúde bucal, visão, ortopedista, também fazer um grande trabalho de cuidar e prevenção da saúde do homem”, destacou.
Com um combo de cuidados voltados à saúde masculina, o Circuito do Homem incluirá orientações relacionadas a prevenção e cuidados para quem tem diabetes e hipertensão, teste rápido de sífilis e HIV, orientação de saúde bucal, atualização da carteira vacinal, orientações para a cessação do tabagismo, realização de exames de acordo com a necessidade e sintomas, entre outros.