
- Atualizado há 11 segundos
Um homem de 24 anos acabou preso pela Polícia Civil ao manter um relacionamento com uma adolescente de 13 anos, no Paraná. Ele foi preso por estupro de vulnerável, nesta quarta-feira (21), em Imbituva, na região dos Campos Gerais. A lei brasileira considera crime qualquer envolvimento afetivo ou sexual com menores de 14 anos, independentemente de consentimento.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
De acordo com a polícia, a adolescente passou a sair de casa sem avisar familiares, desde julho do ano passado. A investigação apontou que ela ia até a casa desse homem para namorar e usar drogas. Em janeiro desse ano, após tentativas de impedimento por parte da família dela, a adolescente decidiu ir morar com o homem.
Segundo o delegado da PCPR Hugo Santos Fonseca, a situação de risco foi agravada pelo uso abusivo de substâncias ilícitas pela adolescente. “O Conselho Tutelar de Imbituva, com apoio do CAPS e do CREAS, realizou inúmeras tentativas de retirar a adolescente do convívio do investigado”, afirmou.
A polícia afirmou que já tinha orientado o homem, de maneira formal, sobre a ilegalidade do relacionamento, já que a garota tem apenas 13 anos. No entanto, o homem ignorou e seguiu com o namoro.
Com isso, a polícia pediu à Justiça a prisão preventiva do homem e um mandado de busca e apreensão da adolescente. Ele foi encaminhado ao sistema penitenciário. Já a adolescente foi resgatada e encaminhada para tratamento de reabilitação, justamente pelo uso drogas e para sua proteção integral, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No Brasil, a legislação considera crime qualquer envolvimento afetivo ou sexual com menores de 14 anos, independentemente de consentimento. A norma existe para proteger crianças e adolescentes, reconhecendo que nessa faixa etária ainda não há maturidade emocional, psicológica e legal para relações desse tipo.
*Com informações da Polícia Civil