- Atualizado há 22 segundos
Um dos potenciais candidatos ao Governo do Paraná pelo PSD, Guto Silva, atual secretário das Cidades, ampliou em 33% as intenções de votos em apenas dois meses, segundo pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (08). Em maio, tinha 3,9% da preferência do eleitorado paranaense, chegando a 5,2% no levantamento mais recente.
No mesmo cenário testado pela Paraná Pesquisas, os principais adversários caíram de desempenho. É o caso de Sérgio Moro (União Brasil), que passou de 43,9% para 43,8% entre as duas pesquisas, um indicativo de que pode ter atingido um teto.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
No caso do ex-governador Beto Richa (PSDB), as intenções de voto caíram de 17,9% para 17,5%. Requião Filho, que está sem partido, teve uma redução de 18,1% para 16,5% da preferência do eleitorado, enquanto Enio Verri (PT) oscilou de 2,6% para 3%.
Apoio de Ratinho Junior deve ser decisivo
A pesquisa também reforça que Ratinho Junior terá papel decisivo na eleição. Na simulação de 2º turno entre Guto Silva e Moro, 35,2% dos eleitores disseram que escolheriam Silva caso ele seja o candidato apoiado pelo governador, contra 48,8% do senador. Outros 6% estão indecisos, e 10,1% disseram que votariam branco ou nulo. A pesquisa aponta que Ratinho Junior é aprovado por 81,4% dos paranaenses.
Ascensão
Guto Silva forma o chamado núcleo duro de Ratinho Junior. Em 2019, ele assumiu a Casa Civil, onde foi um dos principais responsáveis por implantar as políticas de corte de despesas, melhoria de eficiência da máquina pública e desburocratização do estado.
Depois, foi nomeado secretário do Planejamento, onde coordenou políticas públicas voltadas para o futuro, com foco no fortalecimento das vocações do Paraná e na construção do PPA que projeta R$ 250 bilhões de investimentos estaduais nos próximos anos. Também trabalhou com o fortalecimento da industrialização do agronegócio e a implementação de PPPs.
Desde março, Silva passou a chefiar a Secretaria das Cidades, liberando recursos para prefeitos. A pasta – que já foi ocupada pelo próprio Ratinho Junior antes de ser eleito governador – é responsável por grandes pacotes de obras nos municípios, como o Asfalto Novo, Vida Nova e o Ilumina Paraná, que deixará 100% das cidades com LED.