
- Atualizado há 2 meses
Imagens gravadas por uma câmera de monitoramento e por uma testemunha mostram guardas municipais de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, agredindo um homem durante uma abordagem na rua das Macieiras, no bairro Capela Velha. O episódio ocorreu no último sábado (4) e está sendo investigado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP). A defesa dos agentes disse que irá esclarecer os fatos.
Os agentes teriam sido acionados ao local para atender uma ocorrência envolvendo o proprietário de um imóvel e seu inquilino que estaria com o aluguel atrasado.
Nas imagens, é possível ver o homem sendo atingido por golpes de cassetete e tapas no rosto desferidos por dois guardas municipais. Uma câmera de segurança registrou a ação sem que os agentes percebessem. Em outro vídeo, uma testemunha que seria conhecida do homem agredido se aproxima e questiona a violência da abordagem. Assista ao vídeo mais abaixo.
Durante a conversa registrada em vídeo, a testemunha, que afirma ter pago o aluguel do homem agredido no mês anterior como parte de um serviço prestado, tenta intervir e argumenta com os guardas.
“Eu acho que vocês não deveriam fazer isso”, diz a testemunha.
“Fazer o quê? Orientar ele que não está pagando lá, que ameaçou o dono da casa? A gente não deveria vir falar com ele?”, responde um dos agentes.
Os guardas então questionam: “Você está gravando? Você vai com prova com a gente, tá bom? Porque o rapaz ali já está morando lá na casa do senhor há dois meses e não pagou ainda nada de aluguel.”
A testemunha rebate: “Mês passado eu paguei. Ele tem poucos dias que está atrasado.”
Assista ao vídeo:
Secretaria anuncia investigação
Em nota oficial enviada ao Portal Nosso Dia, a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Araucária informou que instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias da ocorrência. O órgão afirmou que, se forem comprovadas irregularidades, os guardas envolvidos serão punidos conforme a lei e as normas disciplinares.
“A Secretaria, em conjunto com a direção da corporação, instaurará procedimento interno para apurar com rigor todas as circunstâncias do fato, de forma transparente, imparcial e em conformidade com a lei. Caso sejam confirmadas irregularidades, os responsáveis serão punidos com o rigor previsto nas normas legais e disciplinares. A Administração Municipal reafirma que não compactua com condutas que contrariem os princípios éticos, legais e operacionais que orientam o serviço público e o trabalho da Guarda Municipal. A Prefeitura mantém seu compromisso com a ética, o respeito e a confiança da comunidade, valores que norteiam diariamente as ações em prol da segurança e do bem-estar dos cidadãos de Araucária.”
Defesa dos guardas
Procurada pelo Portal Nosso Dia, a defesa dos guardas municipais, representada pelo advogado Rodrigo Cunha, informou por meio de nota que irá se manifestar nesta segunda-feira (6), para esclarecer os fatos.
“Durante a manifestação, serão apresentados vídeos que ajudarão a esclarecer toda a situação”, diz o comunicado.