
- Atualizado há 10 segundos
A Guarda Municipal de Curitiba (GMC) deteve 14 pessoas na manhã desta terça-feira (16/12) durante a última fase da Operação Fura-Catraca de 2025, realizada na linha de ônibus Alferes Poli, que faz o trajeto entre a Praça Rui Barbosa e a Avenida da República, no bairro Parolin. A ação teve como objetivo combater o uso irregular do transporte coletivo e aumentar a segurança de passageiros e motoristas.
Durante a operação, o prefeito Eduardo Pimentel anunciou o reforço permanente da segurança na linha, que passará a contar com escolta diária da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo ou do Grupamento Tático de Motos da GMC. A medida prevê a presença de guardas dentro dos ônibus ou o acompanhamento por viaturas e motocicletas ao longo de todos os horários de circulação.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Eu escutei a população que se incomodava com as pessoas que utilizavam esse ônibus sem pagar. O cidadão não merece isso. A partir de hoje, esse ônibus terá escolta da Guarda Municipal em todos os horários da linha. Vamos acabar com a presença de pessoas que não pagam passagem e trazem insegurança”, afirmou o prefeito.
As 14 pessoas detidas foram encaminhadas ao 1º Distrito Policial e enquadradas no artigo 176 do Código Penal, que trata do uso de transporte público sem o pagamento da tarifa, infração que prevê pena de detenção ou multa.
Após o término da ação, passageiros que haviam pago a passagem aplaudiram a atuação da Guarda Municipal, em apoio à fiscalização e às medidas de segurança adotadas.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, o reforço na linha Alferes Poli busca enfrentar um problema recorrente identificado ao longo do ano. “Em diversas operações realizadas em várias linhas da cidade, constatamos que essa linha apresentava um histórico de não pagamento da passagem. A presença diária da Guarda Municipal é fundamental para mudar essa cultura”, explicou.
O comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso Santos Júnior, destacou que a população pode se sentir mais segura com a medida. “A guarda estará diariamente atuando na proteção dessa linha, garantindo que os usuários, especialmente os moradores do Parolin, possam utilizar o transporte coletivo com tranquilidade”, afirmou.
A operação contou com a participação da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo, do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Grupo de Operações com Cães (GOC), da Polícia Civil e de fiscais da Urbs.
Com a ação desta terça-feira, as operações realizadas ao longo de 2025 totalizam 76 menores apreendidos e 80 adultos presos em ocorrências relacionadas ao uso irregular do transporte coletivo em Curitiba.