PUBLICIDADE
RMC /
RMC

Guarda Municipal de Pinhais auxiliam mãe que deu a luz dentro de casa

O pré-atendimento também se estendeu às equipes do Samu, quando o médico e enfermeiras prosseguiram com os cuidados à mãe e à criança recém-nascida
(Foto: Divulgação)
O pré-atendimento também se estendeu às equipes do Samu, quando o médico e enfermeiras prosseguiram com os cuidados à mãe e à criança recém-nascida

Redação*

09/01/25
às
7:37

- Atualizado há 5 dias

Compartilhe:

Na madrugada desta sexta-feira (3), a Central de Monitoramento da Guarda Municipal recebeu um chamado para o atendimento de uma gestante. Lisandra Veiga Alves estava na casa de sua sogra, quando iniciou trabalho de parto. Ao tomar conhecimento de que a criança estava nascendo, as equipes da GM se deslocaram rapidamente ao endereço, quando, ao chegarem, a mãe já havia dado à luz o filho Dominic.

“Chegamos em dois, três minutos depois que a criança nasceu, mas ainda continuava com o cordão umbilical e a placenta. Reforçamos o pedido com a ambulância e demos assistência. Tinha vizinhos, familiares, então pedimos para se afastarem, e deixamos a mãe mais à vontade. Cobrimos a criança e prestamos todo o auxílio também à avó, que estava cansada, até a ambulância chegar”, relata o supervisor GM Salgado, que segurou o bebê durante a ocorrência, acompanhado da GM Pasternak, que prestou auxílio à mãe.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O pré-atendimento também se estendeu às equipes do Samu, quando o médico e enfermeiras prosseguiram com os cuidados à mãe e à criança recém-nascida. Lisandra e o bebê foram encaminhados ao Hospital e Maternidade de Pinhais.

“Eu sinceramente não esperava que o Dominic viesse antes da data!”, brinca Lisandra, de 22 anos. “Quando a Guarda Municipal foi acionada, eu já havia ganhado o Dominic. Minha sogra fez o parto dele. Os guardas ficaram a todo momento ali me auxiliando e esperando o Samu chegar e, após chegar, ocorreu tudo bem, eles prestaram um ótimo serviço. A neta do vizinho também esteve ao meu lado a todo momento, segurando minha mão e não me deixando dormir, pois nessa hora eu estava quase desmaiando”, relata.

Depois da chegada à Maternidade de Pinhais e a alta recebida, Lisandra e Dominic estão em casa. “Hoje estamos em casa e estamos super bem, o Dominic é um menino muito lindo e super saudável, os sentimentos de ser mãe de um menino é muito gratificante e maravilhoso. Confesso que não esperava por um parto caseiro, mas foi uma experiência incrível, me sinto a mãe mais sortuda do mundo por ter em meus braços um lindo e pequeno homem”, finaliza.

Garantia do atendimento emergencial

A principal função da Guarda Municipal é a proteção preventiva no âmbito municipal, conforme determina a Lei 13.022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais). Entre os princípios mínimos das corporações de segurança municipais, estabelecidos pela norma, estão a preservação da vida, a redução do sofrimento e a minimização de perdas. O documento também prevê que as guardas devem garantir atendimento emergencial sempre que se depararem com tais situações, de forma direta e imediata.

A prestação de socorro decorre da atuação das equipes da Guarda Municipal em rondas de proteção e prevenção pelas vias da cidade. Ao circular pelas principais áreas de movimentação, as equipes frequentemente se deparam com essas ocorrências. Nesses casos, a corporação busca intervir de maneira humanizada, oferecendo apoio e, quando necessário, realizando o encaminhamento para a rede de saúde do município.

A Guarda Municipal de Pinhais pode ser acionada pelo Disque 153, telefone 3912-5153, aplicativo 153 Cidadão, além dos Módulos Eletrônicos de Monitoramento espalhados pelo município.

*Com informações da Prefeitura de Pinhais

TÁ SABENDO?

RMC

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias