PUBLICIDADE
Música /
DIA A DIA

Grupo de músicos negros abre série de concertos na Capela Santa Maria em Curitiba

Até o dia 30 de junho, estão previstos mais 12 concertos no local como parte do evento.
Concerto do quinteto Ubuntu Ensemble na Capela Santa Maria, pela 41a. Oficina de Música de Curitiba. Curitiba. Foto: José Fernando Ogura/SMCS
Até o dia 30 de junho, estão previstos mais 12 concertos no local como parte do evento.

SMCS

23/06/24
às
12:25

- Atualizado há 5 meses

Compartilhe:

O Ubuntu Ensemble deu início à programação da Capela Santa Maria na 41ª Oficina de Música de Curitiba, neste sábado (22). Formado por músicos cameristas negros de diversas regiões do Brasil, o grupo apresentou peças de música de câmara em formações variadas, incluindo duos, quartetos e quintetos. Até o dia 30 de junho, estão previstos mais 12 concertos no local como parte do evento.

Neste domingo (23), às 10h, o grupo ainda promove um bate-papo sobre os desafios e conquistas para a diversidade na música de concerto. O Ubuntu Ensemble se destacou por sua excelência musical e diversidade, desafiando estereótipos. No palco, estiveram Marcos Santos (SP) e Taís Soares (RJ) nos violinos, Iberê Carvalho (PB) na viola, Nathalia Sudário (SP) no violoncelo e Marcos Aragoni (SP) no piano.

“A Oficina já é um festival bem consolidado no cenário musical. Para nós do Ubuntu, é um ato simbólico e importante que o evento abrace nossa militância, nossa fala e, principalmente, nossa música. Estamos mostrando que esses músicos já existem e são importantes, e isso é o que torna a Oficina de Música de Curitiba uma grande vitrine ”, disse Iberê Carvalho, criador do grupo

A apresentação iniciou-se com um duo de violino e viola interpretando Duo de Prados de Ernani Aguiar, uma peça que evoca paisagens sonoras brasileiras através de seu movimento Cantilena. Em seguida, a transição para Choro Seresteiro de Osvaldo Lacerda, executado por viola e violoncelo, trouxe as características do choro.

Concerto do quinteto Ubuntu Ensemble. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Na sequência, o quarteto interpretou o “Quarteto de Cordas nº 2 em Lá menor” de Florence Price, compositora norte-americana que foi a primeira mulher negra a ter uma composição tocada por uma orquestra sinfônica. O encerramento ficou por conta do “Quinteto para Piano e Cordas Op. 34 em Fá menor” de Johannes Brahms.

Entre os espectadores, estavam Maria de Fátima Farias e Maria Francisca, que vieram de Pelotas, Rio Grande do Sul, para visitar uma amiga doente e aproveitaram para assistir ao concerto. “Foi um espetáculo riquíssimo, principalmente pelo grupo negro de artistas maravilhosos”, disse Maria de Fátima. “Serviu para recuperar as energias”.

Adriana e Graziele Turbay também elogiaram o evento. “Fiquei encantada por serem musicistas pretos. Nunca havia percebido isso nos festivais anteriores. Eles são magníficos e nos fazem viajar. Fazia tempo que não me sentia tão encantada!”, afirmou Adriana.

Programação da 41ª Oficina de Música na Capela Santa Maria 

23 de junho (domingo)
10h: Bate-papo mediado por Iberê Carvalho: os desafios e conquistas para a diversidade na música de concerto (grátis).
16h e 19h: Orquestra Paranaense de Tango (grátis).

24 de junho (segunda-feira)
19h: concerto de abertura do IV Simpósio de Musicologia, Caminhos do Lundu (grátis).

25 de junho (terça-feira)
19h: Abertura da Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba (grátis).

26 de junho (quarta-feira)
18h: Lançamento do livro Música Toda – Um Encontro entre Música e Literatura de Guilherme Campos (grátis).
19h: Oceanus (ingressos AQUI).

27 de junho (quinta-feira)
19h: Recital de piano a 4 mãos Exotismo, Sons Pitorescos (ingressos AQUI).

28 de junho (sexta-feira).
19h: Encerramento do IV Simpósio de Musicologia, Celebração ao cinquentenário da Camerata Antiqua de Curitiba: Cancioneiro de Upsala e Grupo de Mogi das Cruzes (grátis).

29 de junho (sábado)
19h: Orquestra Regional Paranaense (ingressoas AQUI).

30 de junho (domingo)
11h: Sonatas Paranaenses para Violino e Piano (ingressoss AQUI).
19h: Pianovero apresenta Zodíaco (Ingressos AQUI).

(Rua Conselheiro Laurindo, 270 – Centro)

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias