- Atualizado há 2 anos
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), afirmou ao ser questionado pelo Portal Nosso Dia, na manhã desta quinta-feira (22), que Curitiba está trabalhando muito para que a dengue não vire uma epidemia. O chefe do Executivo municipal destacou os mutirões contra o mosquito Aedes aegypti e a limpeza dos rios.
“O mosquito da dengue é um problema de sujeira urbana e não é coisa que pode acontecer como epidemia em Curitiba. Estamos deixando tudo limpo”, garantiu Greca
Em seguida, o prefeito criticou os curitibanos que jogam lixos nos rios, onde foram encontrados sofás e até lingeries. “Nos rios, quando uma pessoa joga alguma coisa, é falta de urbanização. Estamos limpando e a nossa tarefa é limpar. Limpar muito e cuidar com amor de Curitiba”, concluiu.
Segundo o último boletim da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Curitiba teve, entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro deste ano, 349 casos de dengue – 311 importados e 38 autóctones (transmissão local). Ou seja, a cidade já alcançou mais da metade dos registros de 2023, quando foram contabilizados 652 casos importados e 35 autóctones.
A declaração de Greca foi dada durante o anúncio do Hipervisor Urbano de Curitiba, uma espécie de cérebro da cidade, ferramenta inovadora no suporte ao planejamento, munido de ferramentas e métodos de gestão capazes de coletar, processar e distribuir dados públicos, facilitando a gestão de serviços em tempo real e o planejamento de longo prazo.