- Atualizado há 3 anos
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), declarou apoio ao ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), na disputa pela Câmara Federal. Em vídeo postado nas redes sociais do tucano, Greca demonstra gratidão.
“Muito bom reencontrar o nosso Beto Richa, governador do Paraná, na condição de postulante a deputado federal. Você foi muito valioso para Curitiba no momento de recuperação. Já no 1° mês, nos deu os recursos de antecipação do ICMS. Depois, fez todo o programa [de recuperação fiscal] conosco, em um momento que os cofres da prefeitura estavam pifados. Você nos ajudou nos programas Asfalto Novo e Asfalto no Saibro. Você ia à Prefeitura de Curitiba, na condição de governador, sempre fazer o bem para Curitiba e para os curitibanos, não só da capital, mas de todas as cidades metropolitanas”, diz Greca no vídeo de apoio.
Nas eleições de 2016, Greca foi eleito com apoio de Richa. Na ocasião, o candidato à reeleição Gustavo Fruet (PDT) foi derrotado no 1° turno e Greca venceu a eleição contra Ney Leprevost (na ocasião, no PSD) em 2° turno.
De lá para cá, Greca se tornou um dos prefeitos mais populares do Paraná, enquanto Richa enfrenta longos processos judiciais. Por três vezes, o ex-governador foi preso, incluindo uma detenção dias antes das eleições de 2018, quando postulava vaga ao Senado Federal.
Com alta aprovação em Curitiba, Greca embarcou em campanhas e tem sido peça importante nas eleições de 2022.
Além de Ratinho Junior, que integra o mesmo partido que ele, Greca já declarou apoio a Alvaro Dias (Podemos), na disputa pelo Senado, e Pier Petruzziello (Progressistas), que também disputa vaga de deputado federal. Já para deputada estadual, o prefeito de Curitiba declara apoio à ex-secretária municipal de Saúde, Marcia Huçulak (PSD).
Nos bastidores da política, o gesto de Greca é visto não somente como uma retribuição, mas também como um aceno para as eleições de 2024. O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), é o sucessor natural de Greca na disputa. Em 2016, aliás, foi Richa quem articulou a aliança entre os dois.