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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o edital da pavimentação da PR-510 e PR-512 entre Balsa Nova e Mariental, distrito da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. São 18,09 quilômetros de nova pavimenta asfáltica, sendo 4,14 km da PR-510, começando após a ponte sobre o Rio Iguaçu e seguindo até o entroncamento com a PR-512; e 13,95 km da PR-512 indo deste ponto até a BR-476 (Rodovia do Xisto).
“Com esta obra vamos beneficiar não somente os moradores vizinhos da Rodovia da Maçã e os agricultores locais, como também criar uma nova conexão pavimentada entre os municípios da Grande Curitiba, mais uma opção para o deslocamento de todos”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
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As rodovias terão duas faixas de rolamento com 3,5 metros de largura e acostamentos de 2,5 m em cada lado. Nos segmentos urbanos, em vez de acostamentos, serão implantadas faixas de segurança, calçada e ciclovia compartilhada.
“Vamos aproveitar a maior parte do traçado atual das rodovias, reduzindo o impacto na região, mas com correções geométricas para garantir a segurança nos trechos após a pavimentação”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
No entroncamento da PR-510 com a PR-512 será implantada uma interseção em nível do tipo espera central, com faixas adicionais em ambos sentidos de tráfego, antes e depois do acesso para Contenda. E no entroncamento com a BR-476 a interseção também será em nível, com divisão por canteiros e dois retornos, já levando em consideração que o trecho será duplicado por meio de obra de concessionária.
Para a ponte sobre o Rio Iguaçu não estão previstas melhorias, com a estrutura estando em excelente estado de conservação. Mas a pista do tabuleiro deverá ser readequada para comportar duas faixas de tráfego e uma calçada compartilhada.
A obra prevê ainda ampliação e melhoria do sistema de drenagem de águas, nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, barreiras de concreto New Jersey nas laterais da pista em segmentos de aterro alto, plantio de grama e a iluminação rodoviária nas interseções e segmentos urbanos, entre outros.
A licitação utiliza a modalidade Contratação Integrada, com elaboração de projeto básico, projeto executivo de engenharia, e realização da obra em um mesmo contrato. Estão previstos 6 meses para os projetos e 18 meses para os serviços.
A sessão de disputa será realizada no dia 28 de janeiro de 2026, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. O orçamento da obra é sigiloso, visando garantir que as empresas interessadas estudem detalhadamente o edital e seus anexos antes de apresentar propostas.
CONSERVAÇÃO – Enquanto a obra não é realizada, o DER/PR garante as condições de trafegabilidade do trecho por meio de um contrato de conservação de rodovias não pavimentadas da região. Com investimento de R$ 13.690.363,23, são atendidos trechos de revestimento primário da PR-090, PR-510, PR-511 e PR-512, em um total de 63,97 quilômetros.
São realizados os serviços rotineiros de regularização de leito das rodovias por patrola; escarificação, conformação e compactação do subleito das rodovias; cascalhamento; preenchimento de local rebaixado com rachão; escavação de valas e execução de bueiros tubulares de concreto; escavação de saídas de água, de valas laterais e de caixas de retenção; limpeza e desobstrução de bueiros existentes, entre outros. O contrato iniciou em 2023 e permanece em atividade até junho do ano que vem.
*Com informações da AEN