PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Governo do Paraná autoriza contratação de concursos públicos com 2.241 vagas

De maneira geral, há expectativa de contratação de 5.489 novos profissionais ao longo de 2025, entre já convocados, com concursos em andamento e com certames por realizar
Governo do Estado amplia vagas em concursos para reforçar quadros técnicos Foto: Roberto Dziura Jr./AEN
De maneira geral, há expectativa de contratação de 5.489 novos profissionais ao longo de 2025, entre já convocados, com concursos em andamento e com certames por realizar

Redação com AEN

09/05/25
às
15:19

- Atualizado há 12 segundos

Compartilhe:

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou dois despachos nesta semana que tratam da autorização de abertura de concursos públicos e ampliação de vagas em concursos públicos nos próximos meses no Paraná. Um deles atende demandas da Secretaria de Estado da Segurança Pública e outro das carreiras civis. As autorizações contaram com aval da Comissão de Política Salarial.

As autorizações englobam 2.241 servidores civis. São 503 ampliações de vagas solicitadas por órgãos do Governo a partir do concurso em andamento do Quadro Próprio do Poder Executivo, nomeações remanescentes e novos concursos do IDR-Paraná, Secretaria da Fazenda e Agepar. Em relação à Secretaria de Segurança Pública, as autorizações envolvem concursos previstos para a Polícia Civil e Polícia Militar.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

De maneira geral, há expectativa de contratação de 5.489 novos profissionais ao longo de 2025, entre já convocados, com concursos em andamento e com certames por realizar.

A previsão envolve 274 profissionais para o Quadro de Polícia Judiciária (Polícia Civil), 44 para o Quadro de Delegados, 38 para o Quadro de Papiloscopistas, 132 para o Quadro de Técnicos de Perícia Oficial, 50 para o Quadro de Agentes Fazendários, 50 auditores fiscais, 20 cadetes para o Corpo de Bombeiros, 90 cadetes para a Polícia Militar, 2.000 praças para a PM, mais de 1.000 agentes profissionais para o Quadro Próprio do Poder Executivo, especialistas em regulação para a Agepar, além dos professores já nomeados no começo do ano, entre outros.

As novas contratações visam recompor o quadro das carreiras e ampliar o atendimento do Estado em diversas áreas. As autorizações também respondem demandas históricas da administração pública.

No caso da Polícia Penal, por exemplo, serão contratados 132 profissionais para o Complexo Médico Penal, entre médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, entre outros. Atualmente esse trabalho é feito por 145 servidores temporários contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS). A unidade de regime fechado é destinada a presos que precisam de tratamento de saúde. Atualmente mantém sob custódia cerca de 600 detentos.

No caso da Polícia Civil, as novas contratações vão auxiliar a adequar o efetivo policial empregado nas delegacias e ampliar o atendimento de perícia papiloscópica nos locais de crimes, em especial, local de morte. No caso do Corpo de Bombeiros, os novos contratados ajudarão a compor os efetivos dos 4º e 5º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), que serão instalados em Maringá e Ponta Grossa, respectivamente.

Outros concursos importantes são do IDR e da Secretaria da Fazenda. O primeiro foi anunciado pelo governador no Show Rural, em Cascavel. Será o primeiro grande certame para o quadro técnico que trabalha diretamente com os produtores rurais. O concurso de auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná terá provas no próximo domingo. A média da concorrência é de 346 candidatos por vaga, confirmando  o alto nível de disputa pela função.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias