PUBLICIDADE
Paraná /
SEGURANÇA

Governador Ratinho Junior autoriza a promoção de mais de 600 policiais penais

As promoções, por critérios de merecimento, passam a valer a partir da publicação do decreto no Diário Oficial
Governador Ratinho Junior autoriza a promoção de mais de 600 policiais penais Foto: Polícia Penal
As promoções, por critérios de merecimento, passam a valer a partir da publicação do decreto no Diário Oficial

Redação*

29/07/25
às
6:57

- Atualizado há 20 horas

Compartilhe:

Com objetivo de valorizar os profissionais das forças de segurança do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (28) o Decreto 10.725/2025 , que autoriza a promoção de 627 policiais penais do Estado. As promoções, por critérios de merecimento, passam a valer a partir da publicação do decreto no Diário Oficial.

A medida reconhece o trabalho dos servidores do Quadro Próprio da Polícia Penal do Estado do Paraná, que atuam no sistema prisional garantindo a ressocialização das pessoas privadas de liberdade e a segurança do restante da população. O processo beneficia servidores ativos que atendem os critérios para a promoção definidos pela Lei Complementar 245/22.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

As promoções atingem servidores de diferentes classes na corporação. Do total, 10 policiais penais foram promovidos para classe I, 45 para classe II, 29 para classe III, 12 para classe IV, 8 para classe V, 409 para classe VI, 10 para classe VII, 7 para classe VII, 92 para classe IX, 2 para classe X e 3 para classe XI.

POLÍCIA PENAL – O Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) foi instituído em 2021, com a promulgação da Emenda Constitucional nº 50, que equiparou a Polícia Penal às demais corporações policiais do Estado.

Com a reestruturação da carreira, a atividade policial passou a se basear em critérios de hierarquia, sendo definidos níveis funcionais e normas disciplinares. Isso possibilitou a criação do Quadro Próprio da Polícia Penal e da Função Privativa-Policial, voltados exclusivamente aos policiais penais.

A mudança também consolidou a transferência definitiva da gestão das carceragens para a Polícia Penal, que assumiu integralmente as atribuições de fiscalização, controle e segurança das unidades prisionais estaduais.

TÁ SABENDO?

SEGURANÇA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias