- Atualizado há 4 horas
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (23) da inauguração da 37ª unidade do grupo de supermercados Festval no Paraná. Apenas em 2025, o grupo empresarial paranaense já inaugurou seis novas unidades na Capital, o que é uma demonstração do bom momento econômico que o Estado passa nos últimos anos, que também se reflete no mais baixo nível de desemprego da história.
Presente na Capital e em Cascavel, o Grupo Festval chega à sua 31ª loja na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e segue em ritmo acelerado de expansão. A abertura da nova unidade, no bairro Juvevê, reforça a posição do Paraná como um dos principais polos de investimento do varejo nacional, especialmente nos segmentos de alimentos e bebidas, que representam o núcleo do setor supermercadista.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Para o governador, o crescimento de redes como o Festval é resultado direto da confiança do empresariado na economia estadual. “É uma alegria participar de mais uma inauguração de um grupo tão importante, que gera mais de 7 mil empregos diretos e ajuda o Paraná a crescer. Hoje somos um dos estados que mais geram empregos no Brasil, proporcionalmente à população. Isso mostra a força da nossa economia e a crença dos empreendedores no Estado”, afirmou.
Ele destacou que o comércio e os serviços respondem por cerca de 65% dos empregos formais no Paraná, impulsionados pela expansão do consumo e pela solidez das empresas locais. “O Paraná desponta como o Estado que mais cresce no país, segundo o Banco Central. É um crescimento comparável ao de economias emergentes, sustentado por um setor produtivo forte e pela parceria entre o governo e a iniciativa privada”, acrescentou Ratinho Junior.
O governador também ressaltou o papel do varejo de alimentos na integração entre o campo e a cidade. “O Paraná é o supermercado do mundo. Produzimos alimentos de qualidade e temos supermercados modernos, que garantem que essa riqueza chegue à mesa das pessoas com organização, conforto e valorização dos trabalhadores”, concluiu.
Também estavam presentes o vice-governador Darci Piana e o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi.
AMBIENTE FAVORÁVEL – Segundo o diretor comercial do Grupo Festval, Carlos Beal, o avanço da rede é reflexo direto desse cenário positivo, e o Paraná vive um momento de grande vitalidade econômica. “O setor de supermercados tem sentido isso no dia a dia, com o aumento do consumo, o pleno emprego e o fortalecimento do comércio em todas as regiões”, declarou.
Para Beal o varejo paranaense vive hoje um ‘bom problema’, que é a dificuldade de contratar novos colaboradores em razão dos baixos índices de desemprego. “Isso mostra a pujança do nosso Estado. É melhor ter dificuldade para contratar sabendo que a população está empregada e consumindo. Realmente, o Paraná é um destaque no Brasil”, disse.
Para ele, o ambiente de negócios favorável, aliado às políticas públicas e à confiança dos consumidores, tem estimulado os investimentos no setor. “O governador Ratinho Junior tem razão quando diz que o Paraná é o supermercado do mundo – porque somos um estado produtivo, cooperativo e com uma economia que serve de exemplo para o país”, completou o diretor do Grupo Festval.
NÚMEROS – Em Curitiba, o setor supermercadista conta com 4.482 empresas ativas entre supermercados, hipermercados e minimercados, sendo que apenas o Festval foi responsável pela abertura de seis novas unidades, nos bairros Juvevê, Bacacheri, Batel, Cabral, Centro e Rebouças.
Outros grupos que também têm investido pesado na ampliação das suas atividades no Paraná são as redes Muffato, de Cascavel; Ítalo, de Francisco Beltrão; e Condor, de Curitiba. Em 2025, até o momento, foram abertos 288 novos mercados em Curitiba, um aumento de 21,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.
Esse processo de expansão, que não se restringe à Capital, também é captado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em nível estadual. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) demonstram que as vendas de hipermercados e supermercados acumulam um crescimento de 2,8% de janeiro a agosto de 2025, no comparativo com o mesmo período do ano passado. A variação representa o dobro da média nacional, que foi de 1,4% no mesmo período.
Além do aumento no volume de vendas, as empresas do setor também registraram um crescimento de 9,5% nas suas receitas, a terceira maior alta do Brasil, atrás apenas do Distrito Federal (10,7%) e de Santa Catarina (14,2%).
O número cada vez maior de lojas e no volume de vendas demanda cada vez mais trabalhadores. Não à toa, o Paraná atingiu no fim do primeiro semestre a menor taxa de desemprego da sua história, de 3,8%, de acordo com a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), cujos dados são divulgados trimestralmente.