
- Atualizado há 22 segundos
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Gleisi Hoffmann, ficou impressionada com a destruição provocada pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, e garantiu apoio total do Governo Federal à reconstrução do município. Gleisi esteve na cidade neste sábado (8), liderando uma comitiva enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar solidariedade às vítimas e coordenar as ações de recuperação em parceria com as prefeituras e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
“Queria antes de tudo trazer a solidariedade do presidente Lula a todas as populações afetadas. Estou muito impressionada com a destruição causada. Nunca havia visto uma situação desta natureza no Paraná. É muito triste. O Governo Federal dará todo o apoio necessário às populações atingidas e às prefeituras locais, colaborando com medidas emergenciais junto a profissionais de saúde e da defesa civil, mas principalmente ajudando a reconstruir moradias, escolas e postos de saúde”, afirmou a ministra.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, que também participou da visita, destacou o trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento às famílias. “Estamos trazendo profissionais da Força Nacional do SUS, com grande experiência no enfrentamento de catástrofes, para realizar um diagnóstico completo e definir prioridades que possam mitigar os impactos dessa tragédia”, disse.
A comitiva do governo federal embarcou pela manhã em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Rio Bonito do Iguaçu. Além dos ministros, integrou a equipe o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Armin Braun.
Mais cedo, o presidente Lula lamentou a tragédia e manifestou solidariedade às vítimas. “Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, declarou.
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi afetada. Seis pessoas morreram, duas estão desaparecidas e 432 ficaram feridas.