- Atualizado há 10 segundos
Duas gerentes de uma empresa de suplementos alimentares foram presas em flagrante nesta terça-feira (14) em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, durante uma operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR). Elas são suspeitas de adulterar prazos de validade e rótulos de produtos alimentícios para continuar comercializando suplementos vencidos.
A ação foi resultado de uma fiscalização conjunta entre a PCPR, técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das Vigilâncias Sanitárias do Estado do Paraná e do Município de Piraquara. A verificação ocorreu em um galpão da empresa, localizado no bairro Jardim Primavera, onde funcionava a estrutura utilizada para o esquema de adulteração.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
De acordo com o delegado Thiago Andrade, responsável pela investigação, o local tinha uma estrutura organizada para manipular e alterar os rótulos dos produtos.
“Verificamos que havia uma estrutura montada para realizar a adulteração dos produtos. Foram encontrados diversos rótulos prontos para substituir as informações originais e ampliar o prazo de validade. Ou seja, a empresa pegava um produto vencido e trocava o rótulo, adicionando um outro prazo de validade, bem mais extenso”, explicou o delegado.
Ainda segundo a PCPR, a conduta configura crime contra as relações de consumo, uma vez que viola o direito à informação do consumidor e oferece riscos à saúde pública.
As duas mulheres, que atuavam como gerentes da empresa, foram autuadas em flagrante pelo crime de adulteração de substância ou produto alimentício. Elas foram encaminhadas ao sistema penitenciário e permanecem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam para apurar a participação de outros funcionários e eventuais responsáveis legais pela empresa. A Anvisa e as vigilâncias sanitárias também devem emitir relatórios técnicos sobre os produtos apreendidos, que serão submetidos a análise laboratorial para verificar os riscos ao consumo.