PUBLICIDADE
Maus-tratos /
DIA A DIA

Funcionários do Mercado Livre levaram três minutos para ‘desovar’ cães na RMC

A informação foi dada pelo vereador Rafael Freitas, que conseguiu localizar dois dos animais em Campo Largo, cidade onde é parlamentar
Cães foram localizados em Campo Largo (Foto: Vitória Santin - Nosso Dia)
A informação foi dada pelo vereador Rafael Freitas, que conseguiu localizar dois dos animais em Campo Largo, cidade onde é parlamentar

Luiz Henrique de Oliveira e Vitória Santin

18/02/26
às
12:31

- Atualizado há 21 segundos

Compartilhe:

Em uma ação de apenas três minutos, uma Fiorino, onde estavam funcionários do Mercado Livre, ‘desovou’ de quatro a cinco cães comunitários que viviam no Centro de Distribuição do Mercado Livre, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. A informação foi dada pelo vereador Rafael Freitas, que conseguiu localizar dois dos animais em Campo Largo, cidade onde é parlamentar.

“A gente foi juntando um quebra-cabeça e o que nos chamou a atenção foi que ontem (17) o Mercado Livre encaminhou uma equipe de buscas com cães farejadores, com drones e isso chamou minha atenção, por que estariam procurando ali em Campo Largo? Então, eles tinham certeza que tinham sido abandonados ali”, iniciou.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Verificamos as câmeras da minha casa e a gente vê uma Fiorino passando às 1h40 do dia 28 e três minutos depois retornando. Ali, ficou caracterizado que neste tempo eles fizeram o abandono destes animais. Começamos então a fazer buscas nesta região rural de Campo Largo e os vizinhos foram indicando, quando encontramos a Xuxinha e depois o Lobão”, explicou.

Ainda estão desaparecidos dois cães rajados (com manchas) e um preto, que seria um quinto animal que foi descartado. Segundo o vereador Rafael, chamou a atenção ainda que uma ONG de Fazenda Rio Grande postou fotos como sendo dos cães do Mercado Livre, o que não era verdade. “No dia 10 de fevereiro, eles (Mercado Livre) resgataram cães da nossa região que estava, há anos lá. No dia 13, chamou a atenção que a ONG postou foto dos cães e eram os cães nossos, que foram usados para substituir estes animais levados no dia 28”, explicou, destacando uma possível tentativa de encobrir os danos pelo desaparecimento.

A coletiva sobre o caso aconteceu no HPet Clínica Veterinária, onde Xuxinha e Lobão passaram por um acompanhamento médico. A protetora de animais e vereadora de Curitiba, Andressa Bianchessi, lamentou a forma com que os animais foram tratados.

“Nós lutamos por justiça a esses animais. A gente vê uma empresa grande, uma empresa de e-commerce, conhecida mundialmente, fazendo um crime deste tamanho. Nossas equipes estão em Campo Largo agora fazendo as buscas para que a gente possa encontrar as duas Rajadas e uma cachorra Pretinha, que estamos suspeitando que possa estar juntos delas. O nosso trabalho não vai parar. Seja Carnaval e feriado, a gente vai trabalhar”, concluiu.

Cães rajados que ainda estão desaparecidos (Foto: Colaboração)

Desaparecimento

O desaparecimento dos cães veio à tona após denúncias de funcionários e moradores, que relataram que os animais, cuidados pela comunidade, teriam sido retirados do estacionamento do centro logístico do Mercado Livre no dia 28 de janeiro, durante uma ação descrita como “higienização”.

Em nota enviada nesta terça-feira (17) ao Portal Nosso Dia, o Mercado Livre informou que realizou o desligamento dos funcionários que tiveram participação, direta ou indireta, no episódio envolvendo o desaparecimento dos cães comunitários. Confira o posicionamento:

Nós, do Mercado Livre, não toleramos nenhum tipo de maus-tratos a animais em qualquer hipótese e consideramos o ocorrido em nosso centro de distribuição de Araucária (PR) inaceitável. Assim que tomamos conhecimento dos fatos, iniciamos uma apuração interna rigorosa. Como resultado imediato dessa investigação, a direção do Mercado Livre tomou a decisão de desligar os funcionários cuja participação direta ou indireta no episódio foi identificada.

Estamos organizando todas as informações disponíveis, incluindo imagens do circuito interno de TV, e vamos disponibilizá-las às autoridades competentes para que sejam tomadas as providências cabíveis. Além disso, estamos empenhados em identificar o paradeiro dos cães citados com o apoio de empresas especializadas em busca de animais para conduzir as buscas e diligências necessárias.

Toda a equipe do Mercado Livre está profundamente entristecida e muito sensibilizada com o ocorrido. Nesse momento delicado, somos solidários aos sentimentos de nossos colaboradores, da comunidade de Araucária e de toda a sociedade. Reafirmamos nosso compromisso de revisar processos, políticas e treinamentos internos, com apoio especializado de instituições parceiras para garantir que situações como essa não voltem a acontecer.

Reforçamos nosso repúdio a qualquer forma de violência ou maus-tratos a animais e seguiremos colaborando integralmente com as autoridades para o total esclarecimento do caso.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias