
- Atualizado há 35 segundos
Um funcionário terceirizado é suspeito de comandar um esquema de desvio de mais de R$ 90 mil de valores pagos em duplicidade à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A investigação levou à deflagração de uma operação nesta quinta-feira (13), com cumprimento de 35 mandados judiciais em Araucária, São José dos Pinhais e Curitiba.
As ordens incluem 13 mandados de busca e apreensão, 11 de prisão e 11 de bloqueio de contas bancárias. Os investigados devem responder por furto mediante fraude, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O caso veio à tona após a própria Sanepar identificar irregularidades no processo de devolução de faturas pagas duas vezes. Segundo as apurações, o funcionário responsável por esse procedimento aproveitava-se da confiança da empresa para transferir os valores a contas de terceiros, entre eles, familiares e amigos ,e, posteriormente, repassar o dinheiro para sua própria conta.
“O funcionário era responsável por devolver valores pagos em duplicidade, mas desviava os recursos para contas de conhecidos, caracterizando lavagem de dinheiro”, explicou o delegado Emmanoel David, que coordena a investigação.
As fraudes ocorreram durante cerca de cinco meses e envolveram aproximadamente 40 vítimas, além da própria companhia. O valor total desviado foi recuperado pela empresa contratada pela Sanepar, que também desligou o funcionário envolvido.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirmou que nenhum cliente sofreu prejuízo. “Como o envolvido era empregado de uma empresa terceirizada, o valor foi integralmente restituído pela contratada”, disse.
Para evitar novas ocorrências, a Sanepar implantou um sistema automatizado de verificação de CPF e CNPJ vinculados às matrículas de consumidores, que já está em funcionamento. “Também revisamos as normas internas e reforçamos o controle sobre os processos de devolução”, acrescentou o gerente de planejamento e desenvolvimento comercial da companhia, Guilherme Arioli.