- Atualizado há 8 segundos
Com o objetivo de verificar condições de saúde e segurança de trabalhadores de um frigorífico de Jaguapitã, no interior do Paraná, o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) e outras autoridades realizaram, nesta semana, a Operação Risco Oculto. A empresa foi escolhida devido a um histórico alarmante de acidentes graves, incluindo casos fatais, além de um alto número de processos judiciais e afastamentos por doenças ocupacionais.
De acordo com o procurador do Trabalho Heiler Ivens de Souza Natali, o MPT-PR está verificando, no âmbito da Operação, riscos de trabalho na atividade frigorífica, como ritmo de trabalho, amônia, ruído, frio e adoecimentos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A instituição também apura o afastamento de trabalhadores com nexo técnico epidemiológico e se houve subnotificação de casos por parte da empresa. Ou seja, se o frigorífico de alguma forma escondeu os acidentes.
Somente neste ano, foram propostas mais de 400 ações trabalhistas contra a empresa. Desde 2021, foram 2925 mil ações. Além do MPT-PR, a ação contou com a participação da Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério Público do Paraná (MP-PR), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.