Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

Um funcionário de uma empresa terceirizada do Frigorífico Argus, localizado bairro São Marcos, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), abriu um tanque errado e despejou dejetos ainda não identificados oficialmente no Rio Miringuava, causando a morte de milhares de peixes na região. As causas do desastre ambiental foram passadas ao Portal Nosso Dia, na tarde desta segunda-feira (1°), pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior, que confirmou que ações já estão sendo tomadas contra a empresa.

O caso veio à tona depois que moradores encontraram uma grande quantidade de peixes mortos no local, na última sexta-feira (29), o que causou uma grande preocupação. Uma equipe da Guarda Municipal foi acionada e imediatamente percebeu a gravidade da situação, indo até o frigorífico para que o tanque fosse fechado. O secretário confirmou a gravidade do caso e explicou o que as equipes apuraram.

"A equipe da Guarda foi fazendo o trajeto até chegar no ponto em que estava vazando um lodo preto e, para cima daquele ponto, não haviam mais peixes mortos. Imediatamente foi verificado que vinha do frigorífico no São Marcos e, no local, os guardas foram recebidos pelo gerente, que mostrou o que aconteceu. Foi realizada a limpeza e e um prestador de serviço abriu um tanque errado, o que levou esse lodo até o rio, matando os peixes", afirmou.

PUBLICIDADE
Peixes mortos às margens do Rio Minguava, em São José dos Pinhais. Foto: Colaboração

O secretário disse que todas as medidas estão sendo tomadas. "Fomos até o local e já entramos em contato com a empresa para a limpeza, o que está acontecendo. Nossos fiscais estão fazendo a coleta da água e a vistoria na empresa para saber sobre o descarte no rio, para fazer relatório e mensurar o dano e a multa que será aplicada. O resultado do que é o material fica pronto em uma semana, mas sabemos que é uma matéria química muito forte. Pelo baixo nível de água, já que não chovia há alguns dias, acabou afetando a oxigenação dos peixes. É um caso muito grave", disse.

Sdroiesk Junior confirmou que o Frigorífico Argus é do ex-prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim. "É uma empresa que está ali há 40 anos e é uma falha muito grave. O fato de ser do ex-prefeito não mudará a apuração, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Embora o erro foi de um serviço terceirizado, o frigorífico vai ter que arcar com as punições e fazer um plano de recuperação pelos peixes mortos. Administrativamente, responderão na Secretária do Meio Ambiente e civil/criminalmente ao Ministério Público", garantiu.

Por fim, o secretário pediu cuidado aos moradores do bairro São Marcos para não beberem a água e não consumirem os peixes do local. "Evitar tomar banho ali, comer peixe e beber a água, até chegar o laudo para saber quais os produtos foram jogados", concluiu.

Sobre o caso, o Portal Nosso Dia entrou em contato com o Frigorífico Argus, que não respondeu aos questionamentos. O espaço permanece aberto.

PUBLICIDADE

O Istituto Água e Terra (IAT) afirmou o seguinte por meio de nota:

Dentro de um convênio com o Instituto Água e Terra (IAT), o dano ambiental está sendo avaliado pela secretaria do Meio Ambiente de São José dos Pinhais, que ficará responsáveis por possíveis Autos de Infração Ambiental (AIA). O IAT dará todo o suporte necessário para a resolução do caso.