- Atualizado há 29 segundos
O sábado (5) começou gelado em Curitiba e na Região Metropolitana, com temperaturas abaixo dos 10 °C em áreas do sul do estado. A queda nos termômetros foi provocada pelo avanço de uma massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão atmosférica. Além do frio, a nebulosidade permanece intensa em boa parte do Paraná, com chuvas leves e garoa principalmente na faixa leste, que inclui a RMC e o litoral.
“Hoje o destaque fica por conta da entrada de um ar mais frio no estado, que derruba as temperaturas e mantém o céu carregado de nuvens. A sensação de frio deve ser contínua ao longo do dia”, afirma o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Simepar.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Entre o oeste, noroeste e norte do Paraná, as pancadas de chuva ocorrem em vários momentos, com maior variação térmica. Já nas porções centro, sul e leste do estado, a combinação de ar frio e umidade deve provocar chuvas ocasionais a qualquer hora do dia, segundo o Simepar.
No domingo (6), o amanhecer continua ameno nas regiões mais ao sul e leste. A umidade transportada pelos ventos que sopram do oceano mantém a condição para pancadas de chuva ao longo do dia. “O tempo segue instável na faixa leste, com temperaturas máximas mais baixas. Em compensação, no oeste, noroeste e norte do estado, os termômetros podem marcar até 28 °C à tarde”, explica Mendes.
A orientação é que a população esteja preparada para o frio e as mudanças no tempo, especialmente quem vive nas regiões com maior concentração de nuvens e chuvas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém alerta amarelo de declínio de temperatura para Curitiba até a manhã de domingo.