- Atualizado há 42 segundos
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 55,7% de execução. Os dados são do novo relatório de obras, o primeiro após o evento que marcou a metade da empreitada, que detalha avanços em novos marcos estruturais.
Em abril, teve continuidade a execução das estacas do trecho pré-moldado, que envolveu as atividades de cravação, escavação e concretagem, a fabricação e lançamento das vigas longarinas pré-moldadas, execução das travessas do trecho pré-moldado, execução das aduelas de disparo dos apoios 4 e 5, bem como as lajes do trecho pré-moldado.
De maneira geral, é possível visualizar o avanço da estrutura de sustentação e da pista avançando sobre a baía nas proximidades de Guaratuba. Para a infraestrutura, seguem em andamento a concretagem de estacas no trecho estaiado (que receberá a estrutura metálica do desenho da ponte) e no trecho pré-moldado. Ao total, serão 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.
Na chamada superestrutura, teve continuidade a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao acumulado de 81 estruturas fabricadas e 65 lançadas. Já no trecho pré-moldado, houve a continuidade do lançamento de placas pré-moldadas de concreto, também conhecidas como pré-lajes sobre as vigas longarinas, onde posteriormente acontecerá a consolidação da laje (pista para os veículos e ciclistas).
Segundo o Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, já foram utilizadas 2,5 mil toneladas de aço e 17 mil metros cúbicos de concreto, além de 250 toneladas de gelo na concretagem – o gelo tem como objetivo controlar a temperatura do concreto durante o processo de hidratação do cimento.
“Essa é uma obra que terá aproximadamente 10 mil toneladas de aço, o que equivale à Torre Eiffel, sendo edificada em uma obra fantástica aguardada há mais de 40 anos em Guaratuba”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex. Ele enfatizou ainda, que a entrega da ponte está programada para acontecer em abril de 2026.
TRECHO ESTAIADO – Sobre o trecho estaiado, o boletim de obras destaca ainda que a infra (estacas e blocos de coroamento) e mesoestrutura (pilares) das torres principais estão finalizadas. Na sequência, sobre os pilares, foi finalizada a aduela de partida do apoio 04 e deu início na armação da aduela de partida do apoio 05.
Nesse sentido, pela complexidade da estrutura, optou-se pela execução da aduela de partida do apoio 04 em três etapas de concretagem, sendo que a última das etapas foi concretada no mês de abril.
ACESSOS – Em relação aos acessos, no lado de Guaratuba, deu-se continuidade nos serviços de contenções, com a execução do solo grampeado e estaca raiz nos morros. Também teve início a escavação para diminuição da rampa do morro. Ainda no lado de Guaratuba, aconteceu a terraplenagem de algumas áreas.
No lado de Matinhos, foi concluída a implementação do desvio provisório que coincidirá com o futuro acesso a Cabaraquara, com atividades de pavimentação.
INVESTIMENTOS – Os dados do relatório de acompanhamento da obra mostram que o contrato está com um avanço de 55,7% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 215.546.374,98 a preços iniciais.
PONTE – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. Para conferir as obras em tempo real acesse o site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
*Com informações da AEN