- Atualizado há 6 segundos
A construção da Ponte de Guaratuba alcançou um dos marcos mais simbólicos da sua execução nesta terça-feira (19) quando aconteceu a concretagem da última estaca marítima. A ação consolida o avanço de uma das fases mais importantes da obra, especialmente no trecho estaiado, o qual exigiu soluções técnicas complexas devido às condições geológicas e à influência das marés na Baía de Guaratuba.
De acordo com a engenheira fiscal do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Larissa Vieira, a execução das estacas no trecho estaiado representou uma das etapas mais desafiadoras da construção da Ponte de Guaratuba.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Esse trecho foi emblemático devido à complexidade das fundações, que demandaram estacas de grande porte e exigiram soluções técnicas frente à forte influência das marés e às variações climáticas. Ainda assim, com planejamento, precisão e atuação integrada das equipes, concluímos com êxito mais uma fase fundamental da construção”, destaca.
“Mais uma etapa concluída e a ponte está cada vez mais próxima de ser entregue aos paranaenses, em abril do ano que vem. Continuamos avançando em excelente ritmo de trabalhos, tanto com estas soluções para a estrutura sobre a baía de Guaratuba quanto na implantação dos acessos em cada margem. Não é apenas um grande investimento, como também um marco para a engenharia rodoviária do Paraná”, afirma o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
ESTACAS MARÍTIMAS E SUSTENTAÇÃO DA PONTE – As estacas marítimas são parte fundamental da fundação da ponte e representam o início de todo o processo de sustentação da estrutura. O projeto contempla um total de 64 estacas. A primeira estaca foi concretada em 17 de maio de 2024 e, pouco mais de um ano, a última estaca marítima foi finalizada.
Destas, 24 compõem o trecho estaiado da ponte, o mais complexo e estratégico do projeto, com vão livre de 160 metros para permitir a navegação segura de embarcações. O trecho estaiado tem uma extensão total de 320 metros.
Cada estaca possui diâmetros que variam entre 1,80 m e 2,20 m, com comprimentos entre 20 e 50 metros. Elas pesam em média 350 toneladas, podendo chegar a 500 toneladas.
De acordo com o Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, o processo de execução envolveu alta tecnologia, pois ele inicia com a cravação da camisa metálica com martelo hidráulico, seguida da escavação por perfuratriz, drenagem com airlift, içamento das armações com guindaste e, por fim, a concretagem submersa. O tempo médio para instalação de cada conjunto de estacas variou de 5 a 10 dias.
Para dar suporte à execução em meio aquático, foram utilizadas balsas como plataformas de trabalho. No total, foram utilizados aproximadamente 8.550 metros cúbicos de concreto, o equivalente a mais de 1.000 caminhões betoneira, além de 770 toneladas de aço nas armações.
O operador de perfuração, Adenildo de Jesus Anastácio, que atuou diretamente na obra, celebra com orgulho o marco estrutural, que é motivo de alegria para os trabalhadores. “Concluir essa etapa de trabalho na Ponte de Guaratuba, aguardada há mais de 40 anos pelos paranaenses, é motivo de grande orgulho. Estou feliz por fazer parte de uma obra histórica para o estado”, destaca.
PONTE DE GUARATUBA – As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 70% de execução, com avanço também nos acessos viários para a estrutura, que farão a ligação com PR-412 nos dois extremos da Baía de Guaratuba. Eles foram projetados para garantir fluidez ao tráfego e integração com o novo sistema viário.
Nesta terça-feira (19), o Consórcio Nova Ponte também divulgou as primeiras imagens de como vão ficar os acessos quando concluídos. As imagens mostram as ciclovias, rodovias, rotatórias, divisão de fluxos, área para pedestres e paisagismo. O trecho de acesso no lado de Guaratuba conta com cerca de 940 metros de obras e, no lado de Matinhos, possui aproximadamente 880 metros. A extensão total, incluindo a ponte, chegará a 3,07 quilômetros.
A obra é um investimento de quase R$ 400 milhões do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A construção pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento. Basta acessar a página www.pontedeguaratuba.pr.gov.br. A previsão para a inauguração é de abril de 2026.