- Atualizado há 1 dia
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, criticou nesta terça-feira (9) a aprovação da chamada PEC da blindagem pela Câmara dos Deputados, que dificulta a abertura de processos criminais e prisões contra deputados e senadores, ampliando a proteção do foro privilegiado.
“Olha, eu acho que a PEC, a tal PEC da blindagem, foi uma condição no momento errado, sem uma profunda discussão que deve ter com a sociedade. Eu acho que foi precipitada essa discussão dessa PEC, até porque vai na contramão do que a sociedade quer”, afirmou Ratinho Junior.
O governador destacou que a sociedade luta há muitos anos para acabar com o foro privilegiado e que, por isso, a aprovação de uma proposta que aumenta essa proteção neste momento é incoerente. “A sociedade luta há muitos anos pra acabar com o foro privilegiado. Não é lógico, nesse momento, a Câmara Federal aprovar uma proposta onde você aumenta o foro privilegiado. Então acho que foi infeliz essa proposta e a gente espera que o Senado conserte”, completou.
A fala do governador aconteceu, nesta terça-feira (23), durante a cerimônia no Palácio Iguaçu, em Curitiba, de sanção da nova alíquota do IPVA que caiu de 3,5% para 1,9% do valor venal de automóveis, motocicletas e caminhonetes.
Dos 30 deputados federais do Paraná, 21 votaram a favor da PEC, incluindo alguns aliados do governador, o que gerou repercussão e críticas de setores que defendem o fim do foro privilegiado.