
- Atualizado há 6 meses
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou nesta semana aviso de licitação para a instalação de seis novos reservatórios de água tratada em balneários do município de Matinhos, no Litoral do Estado. A concorrência, na modalidade pregão-eletrônico, receberá propostas até o dia 08 de julho, mesmo dia em que haverá a disputa de preços. A partir da data de contratação, a empresa vencedora terá prazo de 150 dias para executar as obras.
“Ano a ano temos percebido um aumento crescente no volume de pessoas que visitam o Litoral e, consequentemente, o aumento da demanda por água tratada. Por isso, muito antes da temporada de verão, a Sanepar já trabalha na preparação da infraestrutura do sistema de abastecimento, para atender cada vez melhor moradores e veranistas”, destaca o diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Os novos reservatórios serão instalados nos balneários Riviera, Solimar e Gaivotas, em Matinhos. Eles terão capacidade para armazenar 525 mil litros de água tratada, ampliando o atendimento nos pontos mais críticos.
De acordo com Wippel, estes reservatórios serão importantes para manter o abastecimento com vazão e pressão regulares, mesmo nos horários de maior consumo durante a temporada de verão. Mais informações sobre o Pregão Eletrônico Nº 1363/25 podem ser obtidas no site da Sanepar.
TRATAMENTO – Além dos seis novos reservatórios, a captação de água de Matinhos também passará por melhorias nos próximos meses. A intervenção, cujo processo licitatório está em fase de homologação, prepara o sistema para eventuais situações de chuvas torrenciais, que provocam o arraste de sedimentos com a enxurrada, prejudicando o processo de tratamento da água.
O gerente regional da Sanepar no Litoral, Marcos Muniz, explica que no ano passado houve chuvas acima do previsto no fim de dezembro, o que fez com que a Estação de Tratamento de Água de Matinhos ficasse parcialmente submersa e sem condições de tratamento devido à turbidez elevada da água in natura. “Para que isso não ocorra, a Sanepar fará uma melhoria na captação”.
Com investimento de mais de R$ 6,2 milhões, as melhorias incluem a instalação de floco-decantadores, que são equipamentos que eliminam impurezas da água in natura. De acordo com Muniz, a implantação deste processo garantirá que a estação opere, mesmo com níveis maiores de turbidez, e só entrará em operação caso haja chuvas torrenciais.
SISTEMA PREPARADO – O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que os investimentos na infraestrutura de abastecimento de Matinhos ocorrem com recursos próprios da Companhia. “A Sanepar está investindo para que o seu sistema operacional esteja preparado, de modo que moradores e visitantes do Litoral paranaense tenham tranquilidade no abastecimento, e assim possam desfrutar de seu período de descanso sem dissabores. Para isso, a Sanepar precisa estar sempre alguns passos à frente, como agora, quando estamos prestes a iniciar obras importantes para o abastecimento de Matinhos e seus balneários, que serão diferenciais na temporada de verão”, disse.
SATISFAÇÃO – Uma pesquisa feita de 20 a 23 de fevereiro de 2025 pelo Instituto Paraná Pesquisas, registrada no Conselho Regional de Estatística, aponta que 94,9% dos entrevistados disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o fornecimento de água tratada prestado pela Sanepar em municípios do Litoral. O levantamento tem grau de confiança de 95%, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais. A pesquisa apontou o abastecimento de forma ininterrupta e a qualidade da água, considerada ótima, como os itens mais bem pontuados entre 1.494 moradores e veranistas ouvidos em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
*Com informações da AEN