- Atualizado há 4 dias
Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) fizeram o resgate de 20 filhotes e dois ovos de lagarto-teiú (Salvator merianae) nesta sexta-feira (31) no Balneário Atami, praia de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. A fêmea que eclodiu os ovos já não estava mais presente quando os filhotes foram encontrados. O ninho dos lagartos estava no jardim de uma residência. A soltura de todos os 22 filhotes ocorreu em uma região de restinga.
O lagarto-teiú é a maior espécie de lagartos encontrada no Brasil, podendo alcançar até 2 metros da cabeça até a ponta da cauda. Por ser um animal que não tem cuidado parental – é comum que a fêmea abandone seus filhotes após o nascimento. Sua alimentação é muito variada, incluindo frutas, folhas, carnes, insetos, roedores e até mesmo outros lagartos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Os teiús são essenciais no equilíbrio da biodiversidade, tendo papel de destaque no controle de pragas urbanas como ratos e insetos. Eles também são importantes dispersores de sementes, advindas dos frutos que consomem, garantindo o surgimento de novas mudas de plantas em todo o Brasil, exceto na Floresta Amazônica, único espaço do território brasileiro onde não é encontrado.
DENUNCIE – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra (https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Fale-Conosco) ou da Polícia Militar do Paraná (https://www.pmpr.pr.gov.br/Pagina/Registre-sua-reivindicacao).
Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.