- Atualizado há 2 anos
O vice-governador Darci Piana participou nesta quarta-feira (18) da posse da nova mesa diretora do Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR), eleita em dezembro do ano passado para o biênio 2023-2024. O conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães assume a presidência da instituição pela segunda vez, no lugar de Fábio Camargo. Também conselheiros, Ivens Linhares passa a ocupar a vice-presidência e Ivan Bonilha o cargo de corregedor-geral.
Piana cumprimentou a nova diretoria do TCE/PR, responsável pela fiscalização das contas públicas e do controle externo das prefeituras, câmaras municipais, do Estado e da Assembleia Legislativa. “Temos um dos melhores Tribunais de Contas deste País aqui no Paraná e Fernando Guimarães é uma pessoa muito competente. Tenho certeza que ele vai continuar o trabalho extraordinário que tem sido feito até agora”, disse.
Guimarães, que até então ocupava o cargo de corregedor-geral do órgão, ressaltou os trabalhos da gestão anterior e elencou as propostas para os próximos dois anos. Segundo ele, o foco será estreitar a relação com os poderes e assumir uma postura preventiva, priorizando planejamento e um trabalho técnico.
“Hoje temos uma evolução do Legislativo e mais instrumentos de controle, precisamos utilizá-los para atingir esse senso de união das instituições. Sou grato por receber o Tribunal nesse momento. E é essa a tônica que eu quero dar na gestão, com diálogos interinstitucionais, para que as políticas públicas e as discussões orçamentárias possam ter uma moderação de natureza técnica”, ressaltou o presidente do TCE/PR .
Ele propôs diretrizes a serem desempenhadas a curto, médio e longo prazo, e sugeriu medidas como a formação de redes de controle para a fiscalização das contas públicas, o desenvolvimento de ações em parceria com universidades, para que atuem como coparticipantes em audiências e consultas públicas, a expansão das parcerias com órgãos internacionais, capacitação de gestores públicos, entre outras iniciativas.
Guimarães também quer aumentar a atuação nas 399 cidades paranaenses. “Precisamos auxiliar o planejamento dos municípios que possuem uma série de carências. Podemos fazer um grande avanço nisso, com acompanhamento e execução, auxiliando os Legislativos Municipais a aplicar capacitação para vereadores e gestores”, ressaltou.
A procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Valéria Borba, elogiou a atuação de Guimarães durante a sua trajetória na instituição. “Poucas pessoas conhecem tão bem esse tribunal como o conselheiro Fernando. Não tenho dúvida que seu conhecimento institucional associado à expertise técnica contribuirão para o desenvolvimento de importantes ações no Tribunal de Contas do Estado”, ressaltou.
CURRÍCULO – Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, Fernando Guimarães possui especialização em Direito Público pelo Instituto dos Advogados do Paraná. Oriundo do Ministério Público de Contas (MPC-PR) e conselheiro desde novembro de 2002, esta será a segunda vez que Guimarães presidirá o Tribunal. Sua primeira gestão foi no biênio 2011-2012. Ele foi vice-presidente no biênio 2009-2010 e corregedor-geral em três mandatos: 2005-2006, 2007-2008 e no atual, 2021-2022.