No Centro /
NATAL DE CURITIBA

‘Mães do Natal’: Feira da Osório reúne tradição da época com recentes novidades

Para esse ano, além do sucesso que as capivaras fazem, os produtos do Mickey e da Minnie vieram com tudo.
feiras da osório
Feira de Natal da Praça Osório. Foto: José Fernando Ogura/SECOM
Para esse ano, além do sucesso que as capivaras fazem, os produtos do Mickey e da Minnie vieram com tudo.

Vitoria Santin

04/12/25
às
9:57

- Atualizado há 4 horas

Compartilhe:

Quando nem se pensava em ter Curitiba como um dos principais destinos do país para o fim de ano, a Feira de Natal da Osório já estava aqui – tradicionalmente, na oferta de tudo aquilo que enche os olhos (e a barriga). Reunidas por meio de 80 barracas, a feira da Osório oferece artesanato e gastronomia a quem estiver disposto a se encantar pela diversidade e luzes que o Centro de Curitiba tem.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

As barracas da Osório, facilmente batizadas como ‘mães do Natal de Curitiba’, começaram cedo nesse ano: dia 19 de novembro, na emenda do feriado da Consciência Negra, o que gerou expectativa alta para a temporada de Natal de 2025.

Como de costume, as feiras sempre se atualizam e trazem aquilo que está em alta. Para esse ano, além do sucesso que as capivaras fazem, os produtos do Mickey e da Minnie vieram com tudo, justamente pela chegada do espetáculo Disney Celebra: Um Natal Inesquecível, no Parque Barigui.

Feiras da Osório

Com tantas novidades, a artesã Selaini Silva, que está na Feira de Natal da Osório há três anos, segue animada com a expectativa do Natal 2025. “A prefeitura está engajada na parte turística da cidade. Muitos eventos acontecendo e muitos turistas chegando em Curitiba. Então, a expectativa é bem bacana”, contou ao Portal Nosso Dia.

Selaini Silva, artesã de capivaras de pelúcia, na Feira da Osório. Foto: Vitoria Santin/Portal Nosso Dia

Para Selaini, os produtos que ela oferta geram impacto emocional positivo nos curitibanos e turistas. “Faço as capivaras com o mesmo carinho que eu fiz a minha primeira. Sigo assim, com esse mesmo carinho, até hoje. Cada focinho e cada sorriso são diferentes, porque são peças únicas, assim como nós somos únicos,” disse ela, emocionada.

Não é pra menos, as bebês capivaras – que são pelúcias articuladas como os bebês reborns – aquecem o coração até mesmo dos mais Grinch’s.

Comida boa

E como toda boa feira, a comida é um caso sério de tão deliciosa. Uma das pioneiras da feira da Praça Osório, Danila Vargas de Souza, compartilha com os curitibanos e turistas as delícias gastronômicas da Bahia.

A feirante sabe muito bem o que chama atenção na sua barraca: o famoso Acarajé, bolinho de feijão fradinho frito em azeite de dendê, um clássico da culinária baiana.  “Esse ano está sendo um Natal diferente em Curitiba, um Natal maior com muitos turistas. Então a gente espera que essa movimentação vai ser maior do que nos outros anos”.

Danila Vargas de Souza, a baiana é uma das pioneiras na feiras noturnas das Feiras da Osório, desde 1989. Foto: Vitoria Santin/ Portal Nosso Dia

De tudo e de todos

Sozinho, com a família ou junto de amigos, as Feiras de Natal da Osório agradam a gregos e troianos. O designer gráfico Willian José, 39 anos, aproveitou a quarta-feira (3) de sol para curtir a feira com a família. Natural de Araucária, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, ficou impressionado com as diferentes opções de produtos e artesanatos que a feira tem para oferecer neste ano.

William José aproveitou o dia de sol para passear pela feira com a família. Foto: Vitoria Santin

“Logo no início vimos uma barraca que tinha um presépio dentro da casca do pinhão. E como somos de Araucária, a cidade símbolo do pinhão, achamos muito interessante,” conclui.

Também em família, os pais do pequeno Gabriel aproveitaram a tradição das Feiras da Osório para passear. O casal Karen e Iohane está de férias e contou que é a primeira vez que o bebê vem ao Centro de Curitiba no Natal. “O passeio pode virar tradição. Podemos vir todos os anos aqui, comer alguma coisa, até porque ano que vem ele vai poder comer e aproveitar mais”, disse Karen.

O casal Karen e Iohane trouxe o filho Gabriel para conhecer a feira pela primeira vez. Foto: Vitoria Santin/Portal Nosso Dia

Mas, claro, que as visitas cruzam os limites metropolitanos. A Dona Maria é professora aposentada e veio de Douradina, no noroeste paranaense, para visitar a filha em Curitiba. Junto dela, trouxe a afilhada Cristiana para conhecer os pontos turísticos da capital.

”Estou amando a feirinha, estou achando linda. Eu gostaria de comprar comprar alguns enfeites para a minha casa. Estou olhando e pesquisando para ver se eu levo,” contou ela, animada.

Maria e Cristiana, naturais de Douradina-PR, conhecendo pela primeira vez a Feira de Natal. Foto: Vitoria Santin
Dona Maria, professora aposentada,

Vale a pena

E ainda tem muito tempo para conhecer a feira mais amada da cidade. A Feira Especial de Natal da Praça Osório vai até o dia 23 de dezembro, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h.

NATAL DE CURITIBA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias