- Atualizado há 2 dias
Quem acessa as redes sociais atualmente, raramente consegue fechar os aplicativos sem ser impactado por fotos ou vídeos de livros de desenhos fofinhos sendo coloridos. Já houveram outras febres de livros de colorir que passaram, como as mandalas. Mas nunca tão forte como esse fenômeno de agora, com os Bobbie Goods e similares.
Bobbie Goods é o nome dado para as ilustrações de Abbie “Bobbie” Goveia, uma designer da cidade de Califórnia nos Estados Unidos. Os desenhos sempre contêm um animal fofinho realizando alguma atividade, normalmente em contato direto com a natureza. Os conjuntos das ilustrações viraram livros para colorir, que se popularizaram rapidamente. Com o sucesso, outros livros foram surgindo para entrar na onda.
Além de virarem febre nas redes sociais, os livros de colorir também têm se destacado como uma forma divertida e acessível de lazer. Colorir virou uma alternativa para sair um pouco das telas para dedicar o tempo para uma atividade lúdica e criativa. Muitos têm redescoberto o prazer de pintar como um hobby relaxante, que pode ser feito sozinho ou em família, o que fortalece os vínculos fisicamente, longe do celular.
Os livros começaram sendo uma tendência lá fora, e que foi crescendo principalmente por meio do TikTok. Muita gente já estava esperando o lançamento no Brasil, e essa explosão pela procura fez o Grupo Livrarias Curitiba apostar na moda da vez.
Quando analisamos os números do nicho “Livros de colorir adulto” temos um crescimento de 1338% na venda física (número de vendas) e de quase 1400% no financeiro, se comparado ao primeiro trimestre do ano passado. Esses números são a média de todas as 24 lojas da rede espalhadas por Paraná, Santa Catarina e São Paulo, juntamente com o e-commerce, que atende todo o Brasil.
Os livros de colorir atualmente representam uma das maiores fatias das vendas de livros da rede, sendo responsável por 29% das vendas dos top 50 mais vendidos, 32% do top 30 e 42% do top 10. O segmento está na frente de grandes gêneros como: autoajuda, romance, suspense e terror e negócios.
Itens de papelaria também tiverem as vendas impulsionadas pelos livros de colorir, em especial as canetinhas. Os marcadores são vendidos em estojos, e a quantidade de cores varia, indo de 24 até 204 unidades. Em comparação entre o mês de dezembro de 2024 e março de 2025, o crescimento em vendas foi de 319%, e no financeiro, 321%.
Muitas editoras estão apostando em livros de colorir no estilo fofo, e os destaques ficam com os temáticos. Essas publicações mantêm a fofura dos desenhos, mesclando com temas como halloween, terror, só capivaras, e até religião. Outros livros que fazem muito sucesso são os licenciados de personagens. Alguns que já estão fazendo a alegria da criançada (e dos adultos) são o Pooh, o Stitch e a Hello Kitty.
Além dos livros e dos marcadores, você também encontra na Livrarias Curitiba e Catarinense o acetato, material para colocar entre as folhas do livro na hora de colorir, para que a tinta não seja transferida para o desenho de trás.