
- Atualizado há 3 anos
Rio Branco do Sul, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), inaugura no próximo dia 15 o primeiro caminho de peregrinação do Vale do Ribeira, uma rota de 15 quilômetros que une a fé e o turismo, elementos que devem ajudar a alavancar a economia da cidade que possui cerca de 32 mil habitantes.
Batizado de Caminho da Misericórdia, a estruturação do percurso envolve a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Departamento de Turismo, a Secretaria de Obras Públicas e a Comunidade Terapêutica Fonte de Misericórdia, associação que oferece tratamento gratuito para dependentes químicos.

Em entrevista ao Portal Nosso Dia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Oliveira, afirmou que a iniciativa procura desenvolver o turismo na área rural do município e valorizar a fé local. “Rio Branco do Sul é uma cidade muito religiosa e conta com muitas festas relacionadas à igreja. É um povo que possui muita fé. A ideia é valorizar uma caminhada que já existe há mais de 15 anos”, explicou ele.
O primeiro caminho de peregrinação do Vale do Ribeira, uma área com mais de 2,1 milhões de hectares de florestas que se divide entre o sul do estado de São Paulo e o leste do Paraná, segue recebendo sinalização e instalação de cinco estações de apoio para descanso dos peregrinos, espéciess de pracinhas onde os turistas poderão descansar e fazer suas orações.
No dia da inauguração, a expectativa é que as estradas rurais de Rio Branco do Sul sirvam de percurso para cerca de 400 pessoas. A inauguração do trajeto será feito na primeira estação, na localidade de Mina de Ferro, e seguirá pelas demais estações até chegar à Comunidade Fonte de Misericórdia, na região de Santa Clara. A parte espiritual do trajeto será conduzida pelo padre Cleberson Evangelista, diretor espiritual da Fonte.


“Além de fortalecer a fé e a espiritualidade, a iniciativa visa proporcionar o contato com as belezas naturais do município e promover o desenvolvimento da região”, divulgou a administração municipal, que destaca a possibilidade de o percurso ser utilizado não só por peregrinos, mas também por ciclistas, grupos de caminhadas, cavalgadas e jipeiros.
Segundo a prefeitura, o trajeto até a Comunidade Fonte de Misericórdia já é conhecido pela população da cidade, que faz essa peregrinação há vários anos na segunda semana após a Páscoa. Ao fim da caminhada, os peregrinos permanecem na Fonte até o domingo, quando se comemora a Festa da Misericórdia — data instituída pelo Papa João Paulo II, no ano de 2000.
“Entendemos que o turismo religioso é um processo muito importante para a cidade e para essa comunidade [Fonte da Misericórdia] que faz um trabalho de evangelização e reabilitação de dependentes químicos. O turismo vai desenvolver todo o meio rural. O caminho foi criado para valorizar nossas tradições e nossas belezas naturais. Hoje, existe um esforço tremendo da prefeitura para mostrar essa Rio Branco do Sul com grutas, cachoeiras, montanhas e morros”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Ainda de acordo com ele, os acolhidos pela comunidade auxiliam na estruturação do primeiro caminho de peregrinação do Vale do Ribeira.
“Para nós de Rio Branco do Sul é uma alegria promover ações como esta que fortalecem a identidade do nosso povo e suas tradições”, afirmou o diretor do Departamento de Turismo da cidade, Maurício Antoniacomi.
Inauguração do Caminho da Misericórdia em Rio Branco do Sul
Quando: 15 de abril (sábado), com saída às 14h e retorno entre 19h e 20h.
Onde: em frente ao Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul (Rua Manoel Pinto Ferro, nº 408, Centro) seguindo caminho até a Comunidade Terapêutica Fonte de Misericórdia, localidade de Santa Clara (aproximadamente 15 km de percurso).
Para mais informações, é possível entrar em contato com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Oliveira, via WhatsApp (41) 9 8824-2561.