Foto: Luiz Costa/SMCS

A Fazenda Urbana de Curitiba, no bairro Cajuru, passa a receber visitas individuais no último sábado do mês. Os tours, das 9h30 às 11h30, começam no dia 30 de abril e já podem ser agendados no Guia Curitiba. Até agora, os passeios no espaço da Prefeitura ocorriam apenas com o acompanhamento de guias, que continuarão a ser oferecidos em datas específicas e também com inscrição no portal de eventos da capital.

PUBLICIDADE

São 50 vagas para as visitas individuais aos sábados e 25 vagas para os passeios guiados.

Cursos da Fazenda Urbana, como Chás e Especiarias, Alimentos Funcionais e Alimentação Saudável na Prática, também passarão a ser oferecidos nas próximas semanas no Guia Curitiba.

Alguns cursos mais técnicos, no entanto, continuarão a ser ofertados pelo portal Aprendere.

PUBLICIDADE

Experiência

Em uma área de 4.435 m², ao lado do Mercado Regional do Cajuru, a Fazenda Urbana de Curitiba reúne os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxico. É um inédito espaço no Brasil dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades. São mais de 60 variedades agrícolas orgânicas cultivadas, com a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais (pancs).

A Fazenda Urbana de Curitiba tem também estufas de culturas mais sensíveis (como tomate, pepino, rúcula e outros) e para mudas destinadas às 115 hortas urbanas da capital, além de canteiros elevados para cadeirantes. O complexo conta ainda com central de compostagem de resíduos orgânicos, banco de alimentos para o Mesa Solidária, cozinha escola e sala de palestras.