- Atualizado há 1 ano
A Fazenda Urbana de Curitiba, oferece 90 vagas em cinco cursos gratuitos durante o mês de julho. As inscrições já estão abertas e os interessados podem se inscrever pelo Guia Curitiba.
Os cursos, que abrangem temas variados de agricultura urbana, serão realizados na Fazenda Urbana do Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 1.880).
O primeiro curso, “Cuidados de inverno nas frutíferas”, será realizado nesta quarta-feira (3/7), das 8h30 às 11h30, com duração de três horas. São disponibilizadas 20 vagas.
Este curso é voltado para aqueles que desejam aprender sobre o manejo e a condução de espécies frutíferas durante o inverno. Os alunos irão aprender sobre sistemas de condução, tipos de poda, materiais necessários para o processo, pulverização com caldas protetoras e adubação orgânica. A metodologia combina uma aula teórica e uma visita prática, proporcionando um aprendizado completo.
Na sexta (5/7), será oferecido o curso “Aprendendo a fazer sua horta urbana”, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h, totalizando seis horas de duração. São 25 vagas disponíveis.
O curso, ministrado pelos instrutores Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo, abordará técnicas de cultivo, escolha do local da horta, ferramentas e materiais necessários, modelos de canteiros e seu preparo, além de plantio, manejo e colheita. A parte prática será realizada na Fazenda Urbana, onde os alunos poderão confeccionar canteiros e aplicar as técnicas aprendidas.
O curso “Agricultura de Quintal” acontecerá no dia 17 de julho, das 13h30 às 16h30, com duração de três horas e 15 vagas disponíveis. Neste curso, também ministrado por Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo, os participantes aprenderão técnicas de cultivo em pequenos espaços, incluindo dicas sobre escolha do local da horta, modelos de canteiros, preparo do solo e plantio.
A atividade inclui uma aula teórica e uma prática de plantio, além de um tour pela Fazenda Urbana para exemplificação dos modelos de plantio.
No dia 24 de julho, das 08h30 às 11h30, será realizado o curso “Cuidados com o Solo – Manejo de Solos para Hortas Urbanas (Iniciante)”, com duração de 3 horas e 15 vagas disponíveis. O curso, ministrado por Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo, tem como objetivo ensinar técnicas de manejo e conservação de solos em hortas urbanas, destacando a importância da cobertura morta, adubação, calagem, rotação e consorciação de culturas. A atividade será dividida em uma aula teórica e um tour pela Fazenda Urbana para observação prática.
Encerrando a programação de julho, no dia 31, será oferecido o curso “Técnicas de Compostagem”, das 13h30 às 16h30, com duração de três horas e 15 vagas disponíveis. Ministrado pelo instrutor Luiz Guilherme Scharf, o curso abordará técnicas de reaproveitamento de compostos orgânicos para uso como fertilizantes no plantio de alimentos, aumentando a capacidade produtiva do solo e evitando o depósito de resíduos em aterros sanitários.
A aula inicial será teórica, seguida pela apresentação de diferentes técnicas de compostagem e suas aplicações.
A Fazenda Urbana oferece uma programação permanente de visitas livres, visitas guiadas e visitas agendadas para escolas, faculdades e outras instituições.
A Fazenda está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para o público geral, com fechamento apenas no horário das 12h às 13h. Nesta modalidade, as pessoas podem circular livremente pelo espaço, porém sem acompanhamento dos técnicos.
Devem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], pois serão avaliadas, conforme intenção, projeto e disponibilidade. Nesta modalidade, se encaixam grupos específicos, como escolas, faculdades e instituições.
As visitas guiadas acontecem todas as quartas-feiras, em períodos alternados. A programação acontece nos dias 3/7, das 14h30 às 15h30; 10/7, 9h30 às 10h30; 17/7 das 9h30 às 10h30/ 24/7 das 14h30 às 15h30; e no dia 31/7, das 9h30 às 10h30.
Nestas visitas um técnico ou guia da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional apresentará o espaço e as práticas, abordando o Ciclo do Alimento, com informações sobre plantio e colheita. Os participantes terão a chance de explorar os diversos espaços de cultivo da Fazenda Urbana, que incluem uma variedade de frutas, legumes, verduras, ervas, temperos, chás e as chamadas PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais.
Além disso, serão apresentadas as estufas e a central de compostagem, complementando as diferentes etapas do ciclo alimentar. Nesta modalidade, as turmas tem o limite de até 25 pessoas. O tempo máximo da visita é de 45 minutos.
As inscrições para os cursos e oficinas da Fazenda Urbana são feitas pelo Guia Curitiba. Basta fazer a busca com o nome do curso que deseja realizar.
De acordo com o gerente da Fazenda Urbana, Gabriel Dalmazo, para participar é preciso fazer a inscrição com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso. “As vagas são limitadas e caso haja algum imprevisto e a pessoa não possa comparecer no dia do curso, solicitamos que cancele a inscrição para liberar a vaga para outro interessado”, salientou Gabriel.
Para visitas agendadas, enviar e-mail para [email protected]. É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.
*Com informações da SMCS